Clientes divulgadores são aqueles que utilizam os produtos que sua empresa oferece e saem espalhando para o mundo o quão feliz e satisfeito está com a sua marca! Parece perfeito né?! Mas como é possível não só deixar seus consumidores satisfeitos, como fazer com que eles tenham vontade de divulgar sua empresa?

Diferenciação

As pessoas gostam de se sentir diferentes e valorizadas. Fazer parte de grupos que sejam exclusivos e lhes atribuam status, por exemplo, as deixarão satisfeitas. Você pode classificar os clientes divulgadores de forma diferenciada.

Clientes Premium

Escolha um nome para categorizar seus clientes que indicam outros clientes e os trate de maneira privilegiada. Explique para todos que esse grupo existe, mas que é bem selecionado. Oriente sobre o que é necessário para se torna integrante e, demonstrando as vantagens, desperte neles a vontade de participar. O consumidor precisa se sentir único, com benefícios exclusivos. Você pode disponibilizar descontos específicos e atendimento diferenciado. Não é preciso realizar essas ações sempre, mas o suficiente para que seus clientes Premium não percam esse vínculo afetivo com a empresa.

Apelidos

É isso mesmo, criar apelidos para classificar seus clientes pode ser uma estratégia eficiente. Isso porque essas nomeações reforçam os nossos sentimentos de pertencimento a grupos. Por exemplo, os fãs do Chiclete com Banana são “Chicleteiros”. Esse apelido não só os classificam como admiradores da marca, como faz com que eles se sintam integrantes de um time! Acredite, um simples nome pode fazer diferença e criar expectativas em volta do produto. Seu público não só consome seus produtos, mas são seus “clientes oficiais”. Pense em um substantivo que tenha a ver com a identidade da sua empresa e com o perfil do seu público alvo e propague essa ideia!

Indiretamente

Mesmo que as pessoas estejam satisfeitas com os produtos que adquiram da sua empresa, as vezes a rotina é tão corrida que é preciso um incentivo extra para que elas dediquem um tempo para divulgar sua marca. Para isso é necessário que haja reciprocidade. O que ela vai ganhar com essa atitude? Você pode oferecer coisas de forma sútil, fazendo com que elas se sintam especiais. Envie brindes, as novidades em primeira mão, ofertas exclusivas, dentre outras ações. Mantenha contato para reforçar a proximidade e questione se ele ficou feliz com os benefícios, ressaltando que poucos foram agraciados. Se ele notar que sua empresa é atenciosa com ele, sentirá vontade de retribuir e divulgar pode ser a saída encontrada!

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Diretamente

Você também pode ser mais incisivo nessa reciprocidade. Se precisa de resultados rápidos, ofereça diretamente as vantagens em divulgar sua marca. Deixe claro que se ele tomar certa atitude, receberá determinado benefício. Muitas empresas adotam estratégias como: indique um amigo e ganhe 30% de desconto. Ou traga cinco pessoas e não pague taxa de anuidade. Escreva um depoimento relatando sua experiência com nossos serviços e adquira brindes personalizados. Informe o contato de conhecidos para prospecção e não pague uma mensalidade. Já deu para perceber que ações não faltam né? Basta usar sua criatividade e analisar o que é viável para você oferecer e que seja atraente aos olhos dos clientes.

Compartilhe histórias

Contar histórias é uma ótima maneira de aproximar pessoas. Você já efetuou um árduo trabalho e conseguiu unir um grupo seleto de clientes que, também, são divulgadores… então qual o próximo passo? Contar esse feito para todos! Afinal, uma boa estratégia aplicada que gera resultados precisa ser conhecida e admirada. Deixe que saibam do seu sucesso e como todos estão satisfeitos em fazer parte da trajetória da sua empresa. Quando as pessoas souberem que o público da marca está compartilhando suas histórias, e com isso virando referência, se sentirão motivados a fazer o mesmo. Fora que quem ainda não é cliente, vai querer passar a ser.

Compromisso

Outro aspecto que é importante ressaltar, é que a partir do momento que as pessoas assumem publicamente a sua admiração pela marca se sentem comprometidos com esse posicionamento. Ninguém vai querer afirmar algo para depois mudar de ideia, pois todos gostam de ter credibilidade sobre o que dizem e mostrar que são coerentes. Logo você não terá só fãs, mas defensores dos valores da sua empresa.

E os benefícios?

Já ficou claro o quão pode ser valioso e rentável para a sua empresa transformar clientes em divulgadores, mas não custa reforçar. Um consumidor satisfeito pode ter mais poder de convencimento do que o seu melhor colaborador, já que as pessoas tendem a confiar mais em quem conhecem. Quando vai comprar um produto, você leva mais em consideração a opinião de um amigo ou de um vendedor? Por isso, não poupe esforços na hora de agradar seu público alvo e incentivá-los a divulgar sua satisfação para o mundo.

Gostou das nossas dicas? Está preparado para adotar essa estratégia na sua empresa e colher bons resultados? Conta para gente nos comentários.