Você conhece o seu público-alvo? Toda empresa que busca o sucesso deve responder sinceramente esta pergunta. Apenas tendo esse conhecimento você terá um ponto de partida eficaz para qualquer planejamento de campanha ou ação de marketing que desejar realizar. Afinal, suas ações terão o objetivo de gerar bons resultados, mas para isso você precisa saber quem deseja impactar e como pode conseguir isso.

A internet facilita muito esse processo de aproximação com os seus prospects. Na rede é possível se comunicar com extrema agilidade e não existem limites geográficos, porém você só poderá aproveitar essas vantagens se conhecer seus seguidores. Entender quem você quer atingir com determinada ação. Muitas empresas, apesar de terem boas ideias, fracassam porque não tem um bom planejamento em relação ao seu público-alvo.

Nichos de mercado

Philip Kloter, conhecido como o pai do marketing, já ressaltava os benefícios da segmentação dos clientes. Quando se trabalha com nichos fica mais fácil conhecer a fundo os consumidores, pois você os separa da massa e observa suas particularidades passando a entender suas necessidades específicas e podendo melhor atende-las. Para isso, também, é importante responder algumas perguntas: onde está o seu público-alvo? Em que redes sociais eles interagem? Quais palavras chaves utilizam em suas buscas?

Não existe uma fórmula pronta

Existem empresas que acham que já existe uma receita pronta para o sucesso na web: basta criar uma conta nas redes sociais, lançar promoções e esperar suas vendas aumentarem. Mas, a verdade é que as coisas não funcionam assim. Ter a sua marca presente nas redes e saber utilizar essas ferramentas é apenas o primeiro passo. Você só vai ter sucesso em suas campanhas online se realmente entender as pessoas, suas paixões e desejos, seus comportamentos e, assim, aprimorar o relacionamento com os clientes. Não é apenas ter uma página no Facebook e publicar mensagens falando sobre novidades e ofertas. É saber como encantar e satisfazer seu público e isso só é possível conhecendo-os.

Interação é fundamental

A internet é uma grande rede onde todos estão conectados, se relacionam, e interagem constantemente. Alguns comentam mais, outros curtem, há os que preferem observar, mas todos estão ligados aos conteúdos que lhes são apresentados. Para conseguir atrair o seu públic0-alvo você precisa falar a mesma linguagem que ele. Ainda existem empresas que utilizam linguagens excessivamente formais e se portam como um “robô” se comunicando. Já da para imaginar o resultado, né? Não conseguem impactar seus seguidores ou sequer interagir. Por isso, para agradar seus clientes você precisa primeiramente conhece-los, mapear suas necessidades, utilizar uma linguagem que os deixe a vontade, interagir, e, por fim, é só colher os bons frutos que todas essas ações trarão.