É sábio aprender e absorver aprendizados que grandes empreendedores deixaram para nós e um deles é, sem dúvidas, Steve Jobs. Fundador da Apple, ele não criou apenas um produto mas o “sonho de consumo” de muita gente. Confira algumas lições de marketing que Steve Jobs deixou que era aplicado pelo mesmo e que podem nos inspirar nas estratégias do dia a dia.

Criação

Na hora de criar seu produto, não economize na criatividade. Steve Jobs não queria apenas vender produtos. Ele queria oferecer algo que possuísse grande qualidade, alta tecnologia e que atendesse as reais necessidades dos consumidores. A Apple não vende apenas celulares e computadores, mas sim um conceito. Características únicas que não serão encontradas em nenhuma outra marca de aparelhos eletrônicos. Além da tecnologia que oferece e o design elegante, ela traz a ideia de exclusividade e status. E é isso tudo que você precisa agregar ao seu produto.

Quando estiver criando suas estratégias de marketing não foque apenas no serviço final, mas no processo todo, nas formas de se tornar grandioso e único. Analise a entrega, o relacionamentos com os clientes, a imagem que sua empresa vende, sua presença online e off-line. Alinhe todas essas etapas a ideia que sua marca quer passar e demonstre profissionalismo e competência. Uma maneira eficaz de criar conceitos é por meio do Marketing de Conteúdo. Disponibilizando conteúdo relevante sua empresa ganhará credibilidade e pode ser admirada pelo público. Aproveite essa estratégia para construir a imagem que deseja para sua marca.

Sonhos

Ao invés de vender produtos, ofereça a realização de sonhos. Torne os seus produtos tão incríveis que todos desejarão tê-los, e que ao conseguir isso seja a consumação de um desejo. Jobs conseguiu fazer isso em sua marca. Milhares de pessoas em todo o mundo fazem questão de adquirir seus serviços especificamente, porque apenas assim se sentem satisfeitos. Muitas pessoas inclusive nem falam que tem um celular, dizem que tem um iPhone de tão acostumadas com a marca que estão. Jobs conseguiu criar uma ideologia por trás do seu produto, estimulando vontades e ambições. Crie um produto inovador, desperte a curiosidade dos consumidores, e se prepare para atender suas necessidades de consumo.

Essas estratégias podem ser potencializadas com a aplicação do Marketing Viral. É criado um conceito e as pessoas compartilham opiniões sobre a marca, muito mais pela interação e pela ideia que se quer passar do que pelo produto em si. Todos temos sonhos, alguns são mais ambiciosos e outros mais realistas. O importante é que você conheça o seu públic0-alvo para entender o que ele deseja conquistar e possa oferecer o que ele precisa. Se apresente e mostre que mais do que adquirir um produto, ele estará conquistando satisfação no ato da compra.

Conquiste fãs

Mais do que conseguir novos consumidores, você precisa conquistar fãs. Imagine o quanto será positivo possuir clientes que vistam a camisa da empresa, que a defendam e admirem. Com suas opiniões favoráveis, eles podem trazer inúmeros clientes novos e esse tipo de divulgação pode até ser melhor do que suas propagandas tradicionais. Muitas pessoas se apegam a marcas e, mais do que consumir seus produtos, permitem que elas façam parte dos seus estilos de vida e modo de agir. Existem organizações que conseguem participar das ideologias, das escolhas e dos comportamentos do seu público. Isso acontece quando é estabelecida uma relação sólida e existe um vínculo de fidelização muito forte. Existem clientes que só consomem produtos da marca X e recusam todos os outros, por exemplo. Organizações que alcançam esse patamar além de possuir as melhores propagandas, realizam suas ações baseadas nas experiências dos consumidores reais e conseguem satisfaze-los. Aliado a essas práticas, pode ser trabalhado o Inbound Marketing que foca na necessidades do público e nos resultados.

Simplicidade

Por mais que você queira criar um produto extraordinário, repleto de funções e qualidades, lembre-se que simplicidade é fundamental. Steve Jobs conseguiu aplicar isso nos produtos da Apple, que embora possuam grandes atributos e sejam muito valorizados no mercado, possuem um design simples e clean. Essas características, inclusive, já estão associadas a marca e é uma das vantagens que os clientes procuram. É como diz o ditado: muitas vezes, menos é mais. Na prática isso pode ser facilmente avaliado. Quanto mais incrementos você colocar no produto, mais confuso seu público pode ficar na hora da escolha. Claro que você deve oferecer diversidade aos seus clientes, mas sempre sendo coerente e seguindo o designe e padrões adotados pela sua marca. Caso contrário, o resultado pode ficar complicado demais e o cliente desiste, ou dispersa sua atenção em tanto detalhes que não foca no principal. Você não vai querer sua empresa associada a poluição visual, né?!

Gostou das técnicas aplicadas por Steve Jobs? Nós da agencia Diretriz Digital estamos sempre de olho e aprendendo lições com os grandes empreendedores! Se junte a nós na missão de se aprimorar cada vez mais.