É fato que gerar conteúdo relevante na internet é imprescindível, seja nas redes sociais ou através de um canal de informações como um blog. Contudo, como saber se as publicações que a sua empresa está criando são realmente importantes? Quais critérios são decisivos para escolher o que deve ou não ser inserido como postagem? Preparamos algumas dicas com base em perguntas que poderão ajudar você na administração da sua comunicação online.

1 – Quem é o seu público-alvo desejado e qual é o real?

Para definir se um conteúdo é relevante é preciso, primeiro, conhecer as pessoas as quais ele será destinado. Somente o público que receberá as publicações poderão fornecer feedback e indicadores que revelarão se elas são boas ou não. Um fator decisivo, no entanto, é saber se o público que recebe suas atualizações é o mesmo que você deseja atingir. Caso contrário, seu conteúdo pode até ser bom, mas não está sendo destinado às pessoas certas.

Selecione nichos específicos e trabalhe conteúdos voltados para cada um deles. Hoje, o Facebook já permite segmentar suas postagens com objetivo de potencializar o alcance e retorno das mesmas. Seja bem direto. Ao invés de selecionar o público como jovens de classe A/B, segmente como: homens de 16 a 20 anos que residam na cidade de Fortaleza e sejam estudantes universitários.

2 – Como você alcançará o seu público e o que você quer dele?

Uma vez que você saiba quem é o público que você quer atingir, é preciso focar nas formas de alcançá-lo. Enquanto a produção de posts em blogs permite a criação de conteúdo próprio para os seus visitantes, as redes sociais permitem maior interação e divulgação dessas publicações. Trabalhar os dois em conjunto é uma forma poderosa de obter (e mensurar) resultados, seja na forma de e-mails recebidos, quantidade de acessos por períodos, total de visualizações e interações, entre outros.

Antes de iniciar as atividades é preciso ter objetivos claros para saber quais métricas utilizar e quais indicadores você usará para visualizar o retorno. Se a sua intenção é que os leitores do seu blog comentem, finalize o post com alguma questão a ser respondida ou convidando-os a deixarem um comentário sobre o assunto. Caso o objetivo seja que os usuários entrem em contato, deixe isso claro também na sua publicação. Tudo deve ser pensado de uma forma que seja possível fazer uma medição do investimento feito.

3 – E como ter certeza se o que está sendo publicado realmente vale a pena?

Em primeiro lugar, basta acompanhar os dados do Insights no Facebook ou do Google Analytics, no caso do blog. Se os fãs da sua página curtem as publicações, compartilham e interagem, são indicadores que mostram a relevância do conteúdo. Quanto mais criativo, diferenciado e de qualidade for a informação, maiores são as chances de viralização.

Outra sugestão é evitar concorrer com empresas de comunicação maiores. Procure um nicho pouco explorado ou busque trabalhar assuntos com dados que ninguém está utilizando e que sejam importantes para o seu consumidor. Uma matéria publicada no G1 é acessada por muitos, mas um mesmo texto com dados mais concisos e alinhados com a realidade do seu público é muito mais valioso.

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas. Adoraríamos saber a opinião de vocês sobre o assunto. Se tiver mais sugestões, não deixem de utilizar os comentários. Até o próximo post! 😉

Douglas Simão

Douglas SimãoSócio e Fundador da Agência Diretriz – Gestão Digital de Marca. Profissional apaixonado pela área de Marketing Digital, em especial Gestão de Redes Sociais, SEO e Web Analytics!