O que é uma hospedagem de site e como escolher? Essa dúvida é uma das mais frequentes quando se está estudando para lançar um novo site no mercado. O servidor de hospedagem é onde ficam localizados todos os arquivos que compõem a estrutura de um website. Desse modo, ao acessar o domínio de um site, o seu navegador solicita ao serviço de hospedagem que exiba o conteúdo que ali está armazenado.

Em tese, qualquer computador pode virar um servidor para hospedar sites. Contudo, contratar um serviço especializado é aproveitar todo investimento feito por essas empresas em estruturas como parques de servidores ou data centers. São nesses locais onde é possível encontrar centenas – ou mesmo milhares – de servidores em funcionamento, possibilitando maior segurança aos dados contidos e mantendo os sites no ar de forma contínua.

Vantagens de contratar um serviço de hospedagem

Dentre as principais vantagens estão:

  • Suporte especializado: existem opções de hospedagem com suporte via chat, telefone ou mesmo apps disponíveis 24h por dia, durante todo ano, inclusive em feriados. Desse modo, se por algum motivo o seu site sair do ar, uma equipe estará disponível para resolver o problema.
  • Backup periódico: os serviços de hospedagem geram periodicamente backups dos arquivos do site, com prazos de até uma semana. Ou seja, se por algum motivo ocorrer um problema, basta solicitar a subida do backup. No entanto, este serviço pode ser pago em alguns servidores.
  • Criptografia avançada: as hospedagens de site investem milhões anualmente para aprimorar a segurança de seus serviços, evitando problemas como infecção de vírus, spams e ataques de hackers.

Principais recursos de uma Hospedagem

Todo serviço de hospedagem oferecem vários recursos que podem fazer toda a diferença no desempenho, segurança e performance do seu site. Conheça os principais:

Espaço em disco

É a quantidade de espaço de armazenamento disponibilizado em Megabytes (Mb) ou Gigabytes (Gb) para a inclusão de arquivos. Ao contratar verifique quanto de espaço realmente é necessário para subir o seu site sem problema e se oferece também espaço para uso de serviço de emails.

Contas de Email

Uma vez que é feito o registro de um domínio e incorporá-lo ao seu servidor, é possível criar emails personalizados, nos parâmetros nome@nomedodominio.com.br.

Geralmente os ambientes de webmail dos servidores não são muito amigáveis. Contudo, você pode redirecionar seus emails para serviços próprios como Outlook ou Thunderbird. Também pode ser usado aplicativos nativos do seu smartphone ou tablet. Existem hospedagem que permitem criação ilimitada de emails e definir o espaço para cada um deles.

Transferência de arquivos (ou tráfego)

É a quantidade de dados simultâneos que podem ser transferidos no momento em que o site é acessado. Ao acessar um site o navegador “baixa” esses arquivos para poder converter os códigos e exibir a tela como você a vê. A taxa de transferência é a velocidade com a qual esses dados podem ser baixados ou, em caso de upload, subir para a hospedagem.

Uma quantidade baixa de tráfego pode ocasionar na queda do serviço caso muitas pessoas acessem o mesmo site ao mesmo tempo. Ao atingir esse pico, é imprescindível migrar para um serviço mais robusto, como um servidor Cloud ou dedicado.

Número de domínios cadastrados

As hospedagens de sites costumam apresentar vários planos para objetivos diferentes. Existem opções onde é possível gerenciar vários domínios em um único servidor.

LEIA MAIS: O que é um domínio e como registrar?

Painel de controle (CPANEL)

Uma dos maiores critérios para garantir um gerenciamento completo dos recursos disponíveis pelos servidores é a presença de um CPANEL, ou seja, um Painel de Controle administrável para servidores LINUX. Nele é possível criar banco de dados, acessos distintos, acessos via FTP, criação de emails, entre outros.

DATABASE (ou Banco de Dados)

Os bancos de dados são os locais onde ficam armazenados os arquivos dos sites. Serviços de hospedagem costumam investir em bancos com linguagens de programação robustos, como PHP e ASP. É imprescindível verificar se a linguagem do banco de dados é compatível com seu site e se funcionam bem em servidores LINUX ou WINDOWS.

Curtiu as informações? Deixe suas dúvidas nos comentários!

conheca-solucao-criacao-de-sites-agencia-diretriz-marketing-digital-fortaleza