Mostramos no post anterior que conhecer o seu público-alvo é essencial para o sucesso da sua empresa. Outra ação corporativa fundamental é o planejamento. Ele deve começar com uma pesquisa, analisando o cenário mercadológico, e a partir daí devem ser traçados os objetivos. É necessário que as metas estejam muito bem definidas para que quando a ação seja finalizada, seja possível analisar se os resultados foram coerentes com o que foi planejado.

Mas como fazer um planejamento eficiente? Comece respondendo as seguintes perguntas: qual público você pretende atingir? Onde meus clientes estão presentes? Como posso me comunicar com eles e impressiona-los? Quais redes sociais eles utilizam com mais frequência? Que tipo de linguagem costumam utilizar? Qual o objetivo desse planejamento? E por fim, não deixe de responder qual foi o resultado obtido.

Interação é fundamental

A internet é uma grande rede onde todos estão conectados, se relacionam, e interagem constantemente. Alguns comentam mais, outros curtem, há os que preferem observar, mas todos estão ligados aos conteúdos que lhes são apresentados. Para conseguir atrair o seu públic0-alvo você precisa falar a mesma linguagem que ele. Ainda existem empresas que utilizam linguagens excessivamente formais e se portam como um “robô” se comunicando. Já da para imaginar o resultado, né? Não conseguem impactar seus seguidores ou sequer interagir. Por isso, para agradar seus clientes você precisa primeiramente conhece-los, mapear suas necessidades, utilizar uma linguagem que os deixe a vontade, interagir, e, por fim, é só colher os bons frutos que todas essas ações trarão.