Toda empresa que busca o sucesso deve responder sinceramente a seguinte pergunta: eu realmente conheço o meu público-alvo? Apenas tendo esse conhecimento você terá um ponto de partida eficaz para qualquer planejamento de campanha ou ação de marketing que desejar realizar. Afinal, suas ações terão o objetivo de gerar bons resultados, mas para isso você precisa saber quem deseja impactar e como pode conseguir isso.

A internet facilita muito esse processo de aproximação com os seus prospects. Na rede é possível se comunicar com extrema agilidade e não existem limites geográficos, porém você só poderá aproveitar essas vantagens se conhecer seus seguidores. Entender quem você quer atingir com determinada ação. Muitas empresas, apesar de terem boas ideias, fracassam porque não tem um bom planejamento em relação ao seu público-alvo.

Nichos de mercado
Philip Kloter, conhecido como o pai do marketing, já ressaltava os benefícios da segmentação dos clientes. Quando se trabalha com nichos fica mais fácil conhecer a fundo os consumidores, pois você os separa da massa e observa suas particularidades passando a entender suas necessidades específicas e podendo melhor atende-las. Para isso, também, é importante responder algumas perguntas: onde está o seu público-alvo? Em que redes sociais eles interagem? Quais palavras chaves utilizam em suas buscas?

Não existe uma fórmula pronta
Existem empresas que acham que já existe uma receita pronta para o sucesso na web: basta criar uma conta nas redes sociais, lançar promoções e esperar suas vendas aumentarem. Mas, a verdade é que as coisas não funcionam assim. Ter a sua marca presente nas redes e saber utilizar essas ferramentas é apenas o primeiro passo. Você só vai ter sucesso em suas campanhas online se realmente entender as pessoas, suas paixões e desejos, seus comportamentos e, assim, aprimorar o relacionamento com os clientes. Não é apenas ter uma página no Facebook e publicar mensagens falando sobre novidades e ofertas. É saber como encantar e satisfazer seu público e isso só é possível conhecendo-os.