Você conhece os chamados “virais”? Essa técnica consiste em difundir ideias, histórias ou conceitos na internet e alcançar grande repercussão. Mas como conseguir criar esses conteúdos que gerem fama e chame a atenção das pessoas? Não existe uma formula certa, mas o fato é que você precisa trabalhar com as emoções.

Reações Emocionais
Pesquisas apontam que o fator mais relevante para um conteúdo se tornar viral é o poder que ele possui de impactar as pessoas. Quando a mensagem consegue mexer com as emoções de cada um, surge a vontade de compartilhar com os amigos.

Entretanto quais sentimentos são interessantes despertar para conseguir a atenção do público? Em primeiro lugar vem as emoções positivas (amor, alegria, amizade, paz) e só depois as negativas (raiva, indignação, aflição, culpa), contrariando a ideia de que as pessoas se atraem mais por notícias ruins. Além do que você vai querer a imagem da sua empresa associada a mensagens positivas, né?

Afeto
As pessoas gostam de assistir o que lhes trazem afeto. Não é à toa que os vídeos que envolvem crianças e animais fofinhos são muito visualizados e compartilhados. Sabe aquelas imagens que tem um bebê comendo e dando gargalhadas? Com elas, várias emoções são despertadas. Admiração pela beleza e inocência, harmonia pelo ambiente familiar, nostalgia pelas lembranças da infância. Existem vídeos com esse tipo de conteúdo com mais de 3 milhões de visualizações no Youtube.

Alegria
A rotina das pessoas já é tão sobrecarregada, que as vezes assistir um vídeo alegre em meio a correria as trazem conforto. Por isso existem tantas piadas e mensagens engraçadas compartilhadas nos grupos do Whatsapp durante o trabalho. O Pão de Açúcar, por exemplo, sabe do poder que esse sentimento pode exercer nas pessoas e adotou como lema “O que faz você feliz? ”. Assim, a empresa fica associada a momentos de alegria e o que pode ser mais atraente que isso?

Revolta
Conteúdos que geram revolta na população também ganham muita atenção. Recentemente ganhou destaque uma “reportagem” que falava sobre a Marcela Temer, esposa do vice-presidente Michel Temer, a elogiando e definindo como “bela, recatada e do lar”. A matéria logo gerou revolta em inúmeras mulheres que são contra esses estereótipos que, diga-se de passagem, já estão mais do que ultrapassados. A revolta fez com que o assunto ganhasse grande repercussão na rede e ganhasse várias reações irônicas.

Não perca os próximos posts para conferir mais dicas que podem te ajudar a criar virais para sua empresa.