Mesmo após a tentativa de reformulação que a Microsoft realizou, o Windows 10 continua a apresentar a temida “tela azul da morte”, um erro que transformou o sistema operacional em motivo de chacota entre aqueles que fazem uso do sistema. O usuário precisa reiniciar sua máquina ao ser surpreendido por esse erro, por isso, o apelido infame. Siga o tutorial abaixo e veja como resolver definitivamente esse problema.

Comece pelo backup

Para que seus arquivos fiquem seguros caso algum problemas aconteça durante o processo de correção é importante realizar um backup. Essa cópia de segurança pode ser feita através do Windows, porém o mais recomendado é utilizar recursos como o armazenamento digital em nuvem ou dispositivos físicos como pendrives ou HD externo.

O porquê do erro

Antes de resolver o problema, precisamos entender como ele ocorre. Faça uma revisão de suas ações para descobrir o que está desencadeando o erro no Windows, que pode ser gerado por diferentes softwares ou por apenas um programa.

Caso o erro esteja sendo gerado por apenas um programa, veja se o problema se resolve com uma reinstalação do mesmo. Se não, verifique se o erro não está no uso de múltiplos programas simultâneos. Se o computador apresenta muitos travamentos ao executar jogos pesados, por exemplo, a falha pode estar ligada à placa gráfica.

Podemos também descobrir o problema através da imagem de erro se ela indicar um código que identifique diretamente o erro. Com o código em mãos realize uma busca na internet para chegar à raiz do problema.

Problemas com o Hardware
Se você fez modificações de hardware como acrescentar memória RAM, trocar a placa de vídeo etc, talvez essa placa instalada esteja apresentando algum defeito que está gerando o problema. Realize um teste substituindo-a

Atualize os softwares

Para manter seu computador funcionando da melhor forma possível é sempre muito importante manter atualizados os softwares das placas. Além disso, procure ficar atento à atualizações pendentes do seu Windows, pois às vezes a Microsoft já realizou a correção do bug que pode estar gerando esse erro.