Você já ouviu falar no Inbound Marketing? Essa estratégia está sendo muito bem vista no mercado já que promete focar nos resultados. Também conhecido como marketing de entrada, ele atrai clientes de forma eficaz gerando fidelização.

Essa estratégia trabalha em conjunto com outras ações do marketing digital, como o marketing de conteúdo que desenvolve textos para sites, redes sociais e blogs. Assim, o Inbound Marketing se apresenta como um complemento que vem somar resultados quando unido com outras diretrizes. Mas como ele funciona? Basicamente ele é dividido em quatro etapas, conheça quais são:

Atrair
A primeira ação do Inbound Marketing é atrair os clientes. Se inicia um planejamento e são colocadas em prática ações que chamem a atenção dos clientes para o que você oferece. Essa atração é feita por meio de produção de conteúdo qualificado, dando aos consumidores as informações que eles buscam. As palavras-chaves são utilizadas nas redes sociais, nos sites, blogs e todos os canais de comunicação da empresa, de forma a destacar o conteúdo e ganhar visibilidade.

Converter
Depois de atrair é hora de consolidar novos leads, que são os seus novos contatos e futuros clientes. Nesse segundo passo, a estratégia é conhecer e reunir informações sobre os novos visitantes. Muitos sites utilizam formulários de cadastro, solicitam e-mails para que possam se comunicar e não percam o contato. Também existem botões de conversão que incentivam o usuário a clicar e gerar a compra. O intuito é ganhar novos leads e clientes.

Fechar
Nessa etapa, os seus leads se tornam clientes de verdade. Para isso já foram utilizadas diversas estratégias de marketing, disponibilizado conteúdos úteis e interessantes e mostrado os reais benefícios dos produtos e serviços para ter conseguido convencer e conquistar o cliente.

Encantar
Essa é a última fase, mas também é extremamente importante. Não é necessário só conquistar um cliente como fideliza-lo. E como isso é possível? Realizando um bom trabalho de comunicação nas redes sociais, criando uma aproximação, oferecendo informações frequentes, solucionando dúvidas, enviando e-mail marketing. O cliente precisa ter bons motivos para manter a preferência pela sua empresa. Por isso, seja sempre presente e solicito.

Seguindo essas etapas do Inbound Marketing você não só conquistará novos clientes como tornará sua empresa admirada no mercado.