Recentemente foi lançado um aplicativo que é muito útil para os cidadãos brasileiros, o Meu Deputado. Na ferramenta é possível acompanhar como está sendo a atuação dos deputados federais no Congresso, monitorar os gastos mensais dos parlamentares, e ainda conferir as presenças e faltas nas sessões entre os políticos.

A ferramenta é um aliada da lei da transparência que exige que todos as notas fiscais dos gastos com dinheiro públicos devem estar disponíveis para a população, mas, até então, o acesso a esses dados poderiam ser um pouco complicados. O aplicativo soluciona essa questão e oferece aos eleitores informações sobre como foram investidas as verbas dos políticos, como combustível, passagens, hospedagem, divulgação, dentre outros gastos.

Está utilizando o aplicativo e quer indagar algum político sobre algum gasto específico? A ferramenta também facilita sua comunicação. Você pode enviar um e-mail – a plataforma gera um texto-base para você – e questionar os deputados sobre o destino dos recursos públicos.

O Meu Deputado foi desenvolvido por cinco alunos do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD), programa de capacitação em tecnologias iOS oferecido pela PUCRS, por meio da Faculdade de Informática e pelo Instituto Eldorado. Claudio da Silva Dias Junior, Felipe Vielitz, Gianfranco Meneguz e Kévin Cardoso de Sá criaram o aplicativo com o objetivo de facilitar o acesso do povo brasileiro a informações políticas importantes.

O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store. O que está esperando para baixar? É nosso dever exigir boas ações dos nossos representantes políticos e a ferramenta pode ser esclarecedora! Conta para a gente o que achou nos comentários.