Já ouviu falar em Tumblr (lê-se Tâmbler)? Essa rede social vem ganhando cada vez mais a preferência dos usuários brasileiros quando o assunto são postagens rápidas e diretas. Geralmente o Tumblr é referência na busca de mensagens inspiradoras, textos, citações e imagens. Se bem que no compartilhamento de imagens, ele concorre outros sites como o Flickr e agora, mais recentemente, o Pinterest. Uma dica é acessar Como eu me sinto quando, criado por @MarceloCidral.

O Tumblr  foi fundado em 2005 por David Karp e Marco Arment. Tem tradução para 12 idiomas e está disponível para Iphone, smarthphone e Android. Em maio de 2013 foi comprado pelo Yahoo! e, apesar de ter sofrido algumas baixas, o Tumblr acumula mais de 300 milhões de usuários.

Princípios básicos

Cadastre e-mail, senha e um nome de usuário. Para quem quer começar personalizar o blog, o Tumblr oferece centenas de temas prontos. Se você entende um pouco de html, tem total liberdade para fazer alterações.

Para customizar seu Tumblr clique no ícone com símbolo de engrenagem. Através dessa opção alterne entre as guias e escolha nome para o blog, URL, e-mail, idioma, personalize o tema, escolha se as postagens vão ser compartilhadas no Twitter e Facebook, faça o gerenciamento de postagens que estão na fila, etc. Depois de configurar vamos ao blog.

A primeira parte é o seu dashboard, onde ficam os conteúdos que você segue ou os mais populares, aqui você começa a postar. Escolha o tipo de post no menu, as opções são: texto, citações, link, áudio e vídeo.

menu-dashboard-tumblr-agencia-diretriz-digital-marketing-rede-social

Assim como nas outras redes sociais você também pode seguir, repostar ou favoritar conteúdo. Para seguir clique símbolo de + ao lado do nome do usuário, clique no símbolo em forma de setas para repostar e no <3 para “gostar”. Ao repostar você escreve um pequeno texto e formata como quiser, pode ainda inserir link ou imagens, citações, enfim, o que achar necessário.

Abaixo do campo para texto ficam as tags. Escreva palavras que tem haver com o assunto do post, o Tumblr automaticamente coloca o  “#” e fornece algumas opções já existentes. Tags facilitam na localização, por isso é aconselhável coloca-las sempre.

No botão repostar você escolhe entre publicar agora, colocar na fila, publicar em, para agendar publicações, salvar como rascunho, particular, para publicar sem deixar visível no blog.

Tudo no Tumblr é muito simples, intuitivo e fácil de ser configurado, mesmo com várias possibilidades o usuário não se sente perdido. Com essas dicas, agora só falta você criar o seu e começar a postar. Gostou? Se você quiser saber mais continue lendo nossos posts e siga a Diretriz nas redes sociais. Até a próxima! 😉