2014 passou e um ano novo começou. Quem está atento às novidades na área do marketing e da mídia e mercado digital, sabe que algumas tendências estão se fortalecendo neste novo ano. Inclusive, já houve algumas postagens anteriores sobre isso. A Millward Brown, agência que auxilia empresas na formação de sua marca, lançou algumas previsões para a mídia digital em 2015. Aqui explanaremos sobre elas. Prontos?

Consolidação de design responsivo. Já foi falado o quanto é uma tendência cada vez mais forte das empresas adaptarem os seus sites para plataformas compatíveis a dispositivos móveis. Tornou-se uma necessidade. Quem não o fizer, ficará para trás. Isso acontece pelo crescimento de pessoas acessando a web quase que exclusivamente pelos celulares, smartphones e tablets. A tendência é que se crie plataformas cada vez mais multidispositivas.

O Vine e Instagram iniciaram uma tendência que está cada vez mais se fortalecendo: o uso de vídeos curtos. Agora isso está migrando para a área do marketing e da propaganda. Mas é preciso saber fazer uso desses microvídeos, que podem ser muito eficientes – se bem usados – ou desastrosos – se mal.

Uma maior exploração criativa do marketing pragmático. Para quem não sabe, ele se baseia na compra de um espaço publicitário através de softwares e algoritmos, de forma que alcance mais efetivamente o consumidor. A previsão é que os especialistas explorem ainda mais essa área e enxergar oportunidades de utilizar de forma criativa.

Ainda sobre esse marketing pragmático, há a previsão de 2015 ser um ano em que os anunciantes se utilizarão de novas metodologias para se utilizar das mídias pragmáticas de formas mais eficientes.