Como explicamos neste post, o desenvolvedor back end é responsável pela programação de sites, blogs e demais endereços de web. Para tal tarefa, ele dispõe de inúmeros programas e plataformas para conseguir criar o que está por trás de tudo que se encontra na Internet. Uma dessas plataformas é o Joomla!, um Content Management System (CMS), ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, usado para criar, editar e gerenciar páginas na Internet.

Dinâmico e com grande possibilidade de customização, o Joomla! se baseia na linguagem PHP. O sistema foi criado em 2005, e sua flexibilidade atrai a atenção de profissionais e amadores, com uma grande diversidade de templates. Seu código é aberto e melhorias podem ser criadas pelos próprios usuários. A plataforma também possui um sistema de administrador organizado e que facilita a criação de níveis de acessos.

Uma das vantagens do Joomla! é que ele conta com uma enorme biblioteca de templates gratuitos, além de possibilitar maior facilidade na personalização de novo layouts e atualizações periódicas que o torna mais difícil de ser hackeado. “O Joomla! é um dos sistemas mais seguros, sem contar que é o framework mais utilizado hoje em dia”, afirma Tiago Serra, desenvolvedor front-end da Diretriz Digital. Em 2011, o Joomla! ganhou o prêmio de melhor CMS de código aberto do mundo.

Independente da ferramenta utilizada, os profissionais da Agência Diretriz estão á disposição para fazer otimizar a presença da sua marca na Internet. Saiba mais sobre as soluções que oferecemos aos nossos clientes através de nosso site ou pelo telefone (85) 8852-1681.