Como mostramos nas últimas postagens aqui no blog da Diretriz Digital, a otimização dos mecanismos de busca (SEO na sigla em inglês) é uma das estratégias mais utilizadas e eficientes do marketing digital. Micro, pequenas, médias e grandes empresas utilizam o SEO para melhorar seu espaço na Internet, utilizando-a como forma de divulgação e de venda. Você pode ver as postagens anteriores aqui, aqui e aqui. Nessa, iremos falar sobre a importância de um conteúdo multimídia otimizado.

Postagens em blog ajudam a criar uma base de dados consistente para mecanismos de busca acharem o endereço de uma instituição na Internet. Como explicado nas postagens anteriores, os logaritmos desenvolvidos pelos buscadores leem rapidamente o código dos sites, para entregar os melhores resultados para quem os utiliza. E para estar entre esses melhores resultados, o webwriter deve usar tudo que estiver a sua disposição para tornar uma postagem mais atraente para usuários e logaritmos.

Posts com imagem, vídeo, PDF, hiperlinks e outras formas de conteúdo multimídia são um prato cheio para chamar a atenção do público. Além de utilizar esses diversos formatos de mídia, é importante otimiza-lo. Imagens, por exemplo, devem ser nomeadas pensando nas palavras-chave da postagem em que elas estão inseridas. A imagem no topo dessa postagem, por exemplo, é nomeada “seo-otimizacao-arquivos-mecanismos-busca-agencia-diretriz-digital.jpg”. Os termos importantes da postagem destacam-se no nome do arquivo.

Os CMS (Content Management System), ferramentas utilizadas para desenvolvimento de sites (para saber mais sobre, veja essa outras postagems aqui no blog da Diretriz, como a do WordPress e a do Joomla!), trazem a possibilidade de você adicionar títulos alternativos a imagens. A que ilustra esse post tem como título alternativo “SEO: importância dos arquivos”.

Arquivos em formato PDF também são indexados pelos buscadores. Assim como nas imagens, o arquivo deve ser nomeado pensando no SEO. Textos em PDF ainda trazem a possibilidade de preencher espaços com informação sobre o conteúdo do arquivo e sobre o autor. Tais propriedades podem ser acessadas e editadas em Arquivo > Documento > Propriedades > Descrição.

O nome da empresa pode constar no espaço Autor, aumentando a possibilidade de visualização da instituição em pesquisas. Quanto ao conteúdo, links no arquivo para a sua página são recomendáveis, para que o leitor sempre tenha a oportunidade de ver a fonte daquelas informações. Tudo isso são pedaços a mais de informação que acrescentam valor ao site nos mecanismos de busca.

A Diretriz Digital é formada por profissionais de várias áreas, todos com interesse em criar estratégias vencedoras na Internet. Mídias sociais, sites e blogs, conteúdo multimídia, design… Destaque-se na Internet. Ligue (85) 8852-1681.