Um dos grandes problemas nas empresas atualmente é a falta de foco e concentração durante o expediente de trabalho. O acesso às redes sociais e à internet como um todo, seja via PC ou dispositivos móveis, permite aos usuários resolver diversos problemas ou relaxar um pouco sem sair do escritório. Contudo, em excesso, a falta de disciplina pode acarretar em baixa produtividade, o que afeta, diretamente ou indiretamente, os resultados esperados. Para ajudar a ter mais concentração sem perder os momentos de descontração, apresentamos uma ótima metodologia de trabalho.

A Técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo desenvolvido nos anos 1980 pelo desenvolvedor e inovador, Francesco Cirillo. A ideia é bem simples e prática: basta utilizar um cronômetro para dividir o expediente de trabalho em períodos de 25 minutos (os pomodoros). A pomodoro trabalhado é possível tirar de 3 a 5 minutos de descanso, seja visualizando suas redes sociais, saindo para tomar um cafezinho, se alongar um pouco, não importa. Ao término da pausa, o cronômetro é reiniciado e você precisa manter o foco por mais 25 minutos. Após cumprido quatro pomodoros é possível tirar uma pausa mais longa, entre 15 a 30 minutos.

O método de Cirillo leva em consideração pesquisas que mostram que pausas constantes podem aumentar a agilidade mental, evitando distrações durante o período específico. Antes de começar é fundamental separar as tarefas que devem ser realizadas durante o dia e definir o que vai ser feito em cada pomodoro.

Quer uma ajuda? O Tomato Timer é um site construído com base na técnica Pomodoro.

Curtiu? No próximo post vamos falar um pouquinho mais sobre como evitar distrações com as redes sociais no horário de trabalho. Até lá!