O Foursquare é uma rede social de geolocalização feita para ser usada em dispositivos mobile, seja um Iphone, aparelhos com sistema operacional Android, Blackberry ou tablets. Nele você cria relações dando check-ins (marcando lugares que conhece ou está presente), visita lugares recomendados por amigos e se diverte ganhando pontos e premiações. A ferramenta foi lançada em março de 2009 por cinco desenvolvedores e um designer, que foi responsável pela criação da marca. O aplicativo tem cerca de 10 milhões de usuários.

Foursquare: O game

Ao dar check-in, você ganha pontos que são acumulativos. Eles ficam distribuídos em dois rankings: um para você e seus amigos e outro para pessoas da sua cidade. Quando mais check-ins forem feitos, melhor. Dependendo da sua pontuação, você pode acumular novas badges (medalhas) e troféus. Esses são ganhos de acordo com a quantidade de locais variados ou do mesmo segmento que são visitados. O placar zera a cada semana. Existem várias categorias: novato, aventureiro explorador, superstar e o mais cobiçado, que é o de prefeito, para o usuário que mais acessa determinado lugar. Veja a lista completa.

O Foursquare se torna então uma ótima ferramenta para campanhas de Marketing das empresas. Alguns estabelecimentos, por exemplo, tem o hábito de oferecer brindes e consumações grátis pra quem utiliza o Foursquare na loja, usando como critérios suas pontuações e badges. Grandes marcas como a Starbucks já tem até bagdes próprios. Outra forma de ação que utiliza a gamificação é premiar os mayors (prefeitos) do local, status que é adquirido quando se dá check-in constantemente em um só local e que supere a quantidade total de qualquer outro usuário no estabelecimento. Outra vantagem desse aplicativo é que ele funciona como um guia turístico e gastronômico, pois fornece detalhes de lugares que ficam próximos de onde você está junto com comentários, fotos e recomendações de outros internautas.