Sabemos que a internet se tornou uma importante ferramenta com diversas utilidades e um relevante meio de comunicação. Mas por que estar presente na web se tornou indispensável para as empresas?

Interatividade
Com o avanço das tecnologias se comunicar ficou muito mais rápido e instantâneo. Antigamente, se você queria falar com uma empresa sobre sua experiência com uma marca ou sobre algum produto, como faria isso? Teria que enviar uma carta ou ir presencialmente à organização. Com a internet, esse diálogo ficou bem mais acessível e é possível receber um feedback do seu público em tempo real. Se você está consumindo algum conteúdo interessante e deseja se expressar sobre ele, basta clicar no espaço destinado aos comentários e deixar registrada a sua opinião. As empresas precisam saber utilizar isso ao seu favor e mostrar que estão sempre atentas as sugestões e solicitações dos seus clientes.

Customização
Os recursos da web já avançaram muito desde sua concepção e hoje em dia já existe uma navegação personalizada. Isso significa que os mecanismos de busca já lhe oferecem conteúdos adaptados para você baseados nos seus históricos de busca e nas suas preferências. Se, por exemplo, você fizer uma busca por sorveterias no Google, provavelmente vão aparecer opções de empresas da sua cidade sem que você precise sequer cita-la. Isso porque a internet passou a customizar as informações de acordo com quem a esta consumindo. Pode observar: quando você está navegando no Facebook ou em diversos sites, os anúncios que aparecem para você já são relacionados ao que costuma procurar. Os conteúdos disponibilizados na rede estão cada vez mais personalizados. Assim também acontecerá com seu cliente que navega na internet. Aproveite essa customização que a web oferece e utilize as palavras-chaves corretas para atrair o seu público.

Economia
Toda empresa precisa de divulgação para crescer e existem diversas formas de trabalhar isso. A vantagem da internet é que você consegue, por meio de uma campanha de divulgação online, atingir um número bem maior de pessoas do que nas mídias tradicionais e offline. Esses meios, por sua vez, muitas vezes são mais caros e não garantem os mesmos resultados já que não possuem tanta abrangência. Assim, você economiza e divulga para um grande público. Precisa de mais motivos?

Propagação
Se você decide montar uma loja física você poderá vender para pessoas da região ou para as que são de longe, mas estão dispostas a se deslocar ate a loja para adquirir os produtos. Já se decide montar uma loja virtual, poderá disponibilizar seus serviços para o Brasil inteiro, ao limite apenas de um clique. Você não se restringe a pessoas de um determinado local e pode vender muito mais com isso. Dependendo do seu ramo, pode até fechar negócio com pessoas de outros países. A ausência de barreiras geográficas pode ser um importante propulsor para alavancar suas vendas.

Não percam no próximo post mais motivos para consolidar sua marca na internet!