Em um post anterior, apresentamos alguns passos iniciais para quem busca investir em Marketing Digital, mesmo que devagar ou com poucos recursos. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre alguns pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de criar um planejamento de Marketing Digital para empresas.

Um planejamento básico para empresas precisa levar em consideração alguns pontos fundamentais: conhecer bem a sua empresa, concorrentes e sua posição no gosto dos consumidores; definir metas e objetivos; identificar quais métricas irão medir a relação custo x retorno sobre o valor investido; entre outros pontos que serão discutidos em um próximo post. Por hora, veja abaixo algumas dicas para ajudar na criação do seu Planejamento de Marketing Digital.

Conhecimento é poder. Um bom planejamento leva em consideração informações relevantes como: quem são seus concorrentes? Quem são os seus clientes? Seus produtos e serviços são atrativos? Eles possuem um diferencial? Qual? Estes dados são importantes para saber exatamente como sua marca irá se posicionar no mercado e como ele irá se destacar perante um público-alvo específico. Uma análise SWOT é imprescindível e saber o que seus concorrentes estão fazendo na internet é a chave para encontrar oportunidades!

Metas e objetivos claros. Defina objetivos específicos para o seu negócio na internet, seja relacionamento, vendas, cadastro de clientes, produção de conteúdo informativo e relevante, entre outros. Cada objetivo deve ser “quebrado” em metas a cumprir em curto e médio prazo e organizado de modo a saber onde investir e que retorno será esperado. Se o objetivo é relacionamento, um canal de chat online no site e uso das redes sociais é uma boa pedida. Se o objetivo é gerar lead, criar um infoproduto ou uma promoção pode ser uma boa pedida. Se a ideia é gerar bastante conteúdo gratuito, um blog é a escolha ideal.

Defina métricas, indicadores e ROI. Na hora de investir é preciso saber como medir se algo está dando certo ou não. Criar conteúdo para um blog, por exemplo, pode gerar conversão em acessos, contatos e comentários. Logo, utilizar ferramentas como o Google Analytics e a Ferramenta para Webmaster ajuda a acompanhar o crescimento de alcance orgânico durante um período específico, analisar quais conteúdos geram mais entradas e quais geram baixo engajamento. Dessa forma, pode alinhar os textos para serem mais específicos e assertivos.

Da mesma forma, se o objetivo é vendas, é possível disponibilizar em um site ou redes sociais um telefone específico de contato para registrar a quantidade de chamadas por esse tipo de plataforma online. Criar uma identificação para os formulários de contato também ajuda a saber quantos emails são enviados por mês, por exemplo. Dados como quantidade de acessos mensais e número de e-mails recebidos em um mês são as métricas, dados brutos que não significam nada sem um contexto. Contudo, quando citamos que houve um crescimento de 50% nos acessos de um mês para o outro e que isso resultou num crescimento de 20% na quantidade de contatos enviados é chamado de Indicador-chave de desempenho (Key Performance Indicator – KPI – em inglês).

Para completar é preciso determinar os cálculos para definir o Retorno Sobre Investimento (ROI). Logo, 20% no crescimento de e-mails recebidos resulta num crescimento de 10% nas vendas, isso é bom ou ruim? Vai depender do valor investido. Se o valor do investimento é maior do que o ticket médio, talvez seja preciso rever o que está sendo feito. Contudo, se ele é menor que o ticket médio e houve um crescimento de 10% isso é uma informação crucial que irá definir se aquele investimento deve ser mantido ou potencializado. Esse dado complementar é o que chamamos de ROI.

Curtiram as nossas dicas iniciais? No próximo post falaremos um pouco mais sobre informações importantes que devem estar contidas no planejamento digital da sua empresa.

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