O Pinterest é o novo queridinho do compartilhamento de imagens. Com jeito de blog, uma pitada de rede social e cara de revista feminina. Se esse é o seu público, conhecer essa ferramenta é um must have.

Fundado por Ben Silbermann, Paul Sciarra e Evan Sharp, o site é mantido pela Cold Brew Labs, com sede na Califórnia, e financiado por empresários e investidores. Uma pesquisa realizada peela Nielsen em 2013 revelou que cerca de 70% dos usuários do Pinterest é basicamente feminino. As categorias mais populares são comes e bebes, DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo) e artesanato, vestuário feminino, decoração de casa e viagens. Ao todo, são aproximadamente 10 milhões de usuários em todo o mundo, segundo a comScore. Além disso, o Pinterest já possui app para Iphone e Android e versão em 6 idiomas, incluindo o  Português (BR).

O Pinterest é muito utilizado por designers e webwriters na busca de imagens, e por empresas de artigos femininos como lojas de moda, vestuário e acessórios, que o descobriram como rede social de nicho e fazem de suas publicações pequenas vitrines online, facilitando o acesso ao site da loja.

Começando

Quando você acessa o Pinterest, há uma alternativa de dar um tour pelo site para explicar suas funcionalidades. É aconselhável que você aproveite esse momento para conhecer tudo da ferramenta.

Seu feed inicial é vazio, mas o Pìnterest te dá uma lista de painéis separados por temas para que você escolha e siga as que lhe interessem. Depois de escolhidos, sua pinboard está pronta e você já pode experimentar seu feed.

“Pinando”

Painel Pinterest - Diretriz | Agência de Marketing Digital em Fortaleza

O botão Enviar já diz tudo, transmite um pin para um amigo via Facebook, Twitter ou por e-mail. Se quiser, anexe uma imagem. O Pin it serve para replicar um conteúdo. Crie um novo painel, escreva uma breve descrição e dê pin it. Por sua vez, o Coração serve para “curtir” uma imagem. Ao dar um zoom na foto, dá pra conferir as curtidas do pin; o site original (de onde foi tirada a imagem); enviar e repostar o conteúdo para Facebook, Twitter e criar um botão ou widget do Pinterest para embedar em outro site.

Atenção! Nos termos de uso consta que, ao publicar qualquer coisa no Pinterest, você sede os direitos de uso para que a empresa ganhe licença mundial e irrevogável sobre o conteúdo postado. Se você concorda com essa cláusula, vá em frente.

Curtiu o nosso post? Agora que você já conhece algumas das principais redes sociais, você poderá conferir conteúdos mais aprofundados nas próximas publicações. Por isso, continue acompanhando a Agência Diretriz Digital no Facebook, Linkedin, Google Plus ou pelo Twitter. 😉