As redes sociais surgiram e revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Com elas, vieram inúmeros benefícios, não se pode negar. Porém, algumas pessoas exageram e perdem muito tempo de suas vidas dedicados a tela do celular e computador, e esquecem o mundo à sua volta. Como tudo na vida, é importante haver equilíbrio. Confira algumas dicas para saber administrar seu tempo e não ficar conectado mais do que o necessário nas redes.

Escolha as principais
O primeiro passo é selecionar as redes que são realmente importantes para você. Muita gente comete o erro de se inscrever em inúmeras redes sociais, e não possuem tempo para administrar todas, deixando-as abandonadas. Pense no seu estilo de vida e trabalho, analise as redes e opte por ter somente as que suprem as suas necessidades.

Desative notificações
Algo que pode tomar muito seu tempo é parar a cada cinco minutos para checar as notificações das suas redes. Desative esse recurso e você vai conseguir visualizar somente no momento adequado, e não quando o celular tocar e a curiosidade bater.

Tenha um foco
Defina que tipo de conteúdo deseja passar em suas redes. Tenha um foco e defina um padrão. Isso porque, quem mistura postagens profissionais e pessoais, podem acabar prejudicando sua imagem. Se você posta fotos bêbados em festas, empresas podem te olhar de forma desconfiada. É possível sim aliar na rede as diversas áreas da sua vida, basta utilizar o bom senso. Além disso, você não gastará seu tempo com postagens “bobas” e desnecessárias.

Estipule horários
Essa regra é simples. Defina horários para acessar as redes sociais, e os siga. Às vezes você não percebe, mas as pequenas pausas que faz para checar a rede toma muito do seu tempo. Então dedique algumas horas do seu dia apenas para isso. Você irá até aproveitar melhor e pode conversar sem fazer mil coisas ao mesmo tempo.

Aproveite recursos
É comum as pessoas utilizarem várias redes sociais, atualmente. Utilize ferramentas que possibilitem unir todas elas. Existem sites que permitem compartilhar o seu conteúdo, ao mesmo tempo em diversas redes.