O conceito de economia de atenção é o grande desafio para empreendedores que desenvolvem estratégias para Internet. A cada dia, mais empresas e marcas lutam diariamente para conquistar a atenção de seus clientes em potencial e criar lovemarkers, os “amantes da marca”, pessoas que não apenas consomem, mas também se dedicam a avaliar, criar e disseminar conteúdo sobre produtos.

É para conquistar essa atenção que está o branded content ou o branded entertainment, conteúdo desenvolvido para disseminar uma marca através do entretenimento. Uma série de ações pode contemplar o universo do branded content, tais como filmes, webséries, vlogs, advergames, ARGs e outros. Nessa postagem falaremos sobre um formato peculiar que recentemente teve inúmeros casos relacionados ao marketing: as pegadinhas.

O formato das pegadinhas faz sucesso na televisão há anos, em diversos cantos do mundo. No Brasil, por exemplo, as apresentadas no programa Silvio Santos são verdadeiros clássicos da TV nacional, lembradas e relembradas por pessoas de diferentes gerações. Recentemente, a combinação entre o potencial da televisão e a capacidade de viralização da Internet mostraram resultados interessantes. Uma das pegadinhas do programa Silvio Santos, por exemplo, tornou-se um dos vídeos mais visualizados no Youtube durante o ano de 2012. Hoje, a pegadinha soma mais de 31 milhões de views, fato que abriu alas para diversas ações de marketing.

Se pegadinhas fazem tanto sucesso, que tal transforma-las em divulgação? Algumas ações de branded content tem se disseminado pela TV e pela Internet através desse formato, alcançando pessoas a fim de se divertir e que, de quebra, assimilam informações relacionadas a produtos. Um exemplo é a divulgação do filme “A Maldição do Chuck”, de 2013, feita através de uma pegadinha, realizada junto à equipe do programa Silvio Santos. O vídeo alcançou milhões de visualizações e impactou diversos espectadores no ano em que o “boneco assassino” completava 25 anos de existência.

Em ocasião do lançamento de “Carrie – A Estranha”, também de 2013, a divulgação foi setorizada. Diferentes versões da pegadinha foram realizadas em diferentes lugares, focados em divulgar para o maior número de pessoas o remake do filme de 1976, de Brian De Palma, por sua vez inspirado no livro de Stephen King. Confira abaixo as duas versões. A estadunidense alcançou 57 milhões de views, enquanto a brasileira somou mais de 3 milhões.

Pegadinha semelhante foi desenvolvida para divulgar o filme “O Herdeiro do Diabo”. Na brincadeira, um carrinho de bebê passeava pelas ruas de Nova Iorque trazendo uma surpresa nada agradável para quem chegasse próximo. O vídeo alcançou a marca de 45 milhões de visualizações no Youtube.

“Então quer dizer que só se pode fazer pegadinhas se meu produto tiver algo a ver com terror?”

De forma alguma! A Coca-Cola Zero aproveitou a ocasião do lançamento do filme “007 – Skyfall” e lançou uma pegadinha na qual o público era transformado em protagonista de uma cena de ação. O vídeo no Youtube, com o nome de “Unlock the 007 in You”, algo como “Liberte o 007 em Você” possui mais de 10 milhões de visualizações.

Recentemente, a Ubisoft, desenvolvedora de jogos como “Assassin’s Creed” e “Just Dance”, decidiu divulgar seu mais novo jogo, “Watch Dogs”, através de uma pegadinha. A trama do jogo gira em torno de ciberterrorismo, e essas ideias foram adaptadas para uma brincadeira envolvendo smartphones. O vídeo original soma 12 milhões de visualizações, enquanto a versão legendada em português tem mais de 420 mil views.

Resultado: quando marcas procuram atingir seu público criativamente através do entretenimento, o potencial de viralização da informação alcança outros níveis. A Diretriz Digital está antenada com o que rola no mundo do entretenimento, e vê oportunidades de divulgação para nossos clientes a cada nova tendência. Ligue (85) 8852-1681 e conheça as soluções em marketing digital que temos a oferecer.