Quem cria as tendências são os grandes nomes e as grandes empresas. Às vezes, tenta-se criar essa tendência, mas não resultado esperado, como ocorreu com o Google+. O importante é que são grandes nomes como Apple, Facebook, Google, Microsoft, entre outros, que ditam o que vai estar em alta. Temos de nos espelhar no que elas estão fazendo para que saibamos o que vai e o que não vai dar certo. Aqui vamos falar de duas grandes. Vamos lá?

Google

Mesmo com o avanço do Facebook, o Google continua sendo a maior empresa do mundo. Provavelmente 2015 vai ser um ano de atualização de ferramentas. Uma aposta que se espera é que surjam novidades para a próxima versão do Android, assim como o Chrome OS. Inclusive, essas mudanças podem surgir para aumentar a integração do navegador com dispositivos móveis.

Como deve ser sabido, o Google Glass deixou de ser prioridade, portanto a empresa pode estar procurando uma nova opção de inovação para investir. Levando isso em conta, há uma grande possibilidade de vermos uma integração com a “Internet das Coisas” em breve.

Facebook

Os anos mais recentes foram muito frutíferos para Mark Zuckerberg, foram adquiridas várias empresas pequenas, mas de bastante sucesso, como o Instagram e o WhatsApp. Foi um rebuliço no mundo. Então, não espera-se que este ano haja mais aquisições. Porém, se levar em consideração a volta do crescimento do Twitter, pode se supor que este pode ser um ano de avança em cima dos grandes rivais.

A afirmação acima pode ser levada em consideração se percebermos que os muitos rivais do WhatsApp avançaram bastante e que Mark Zuckerberg precisa fazer algo para melhorar os serviços dessa rede social. Uma prova é o incremento de chamadas de voz, que ocorreu este ano.

Levando em consideração ao que foi falado, deduz-se que este ano haverá um crescimento na integração entre dekstop e dispositivos móveis, além de que os serviços de mensagens instantâneas irão se ampliar e se fortalecer ainda mais.