Já imaginou ter mais de 500 amigos no Facebook e receber atualizações de todos eles? Provavelmente sua timeline ficaria poluída e você não conseguiria acompanhar tantos dados e informação. Para garantir que você receba apenas conteúdos de seu interesse, o Facebook possui um algoritmo denominado EdgeRank, responsável por filtrar as publicações inseridas no seu Feed de Notícias e apresentar apenas materiais relevantes. Mas… Como a rede de relacionamentos determina o que é importante ou não? Você vai saber agora!

O Facebook divulgou um vídeo para mostrar como ocorre a filtragem dos posts.

De forma bem simples: quanto mais interação ocorrer entre você e um amigo ou página, maiores serão as chances das publicações feitas por esses produtores serem exibidos no seu Feed de Notícias. O filtro segue três critérios básicos:

formula-edgerank-facebook-agencia-diretriz-digital-marketing

 

E quanto ás Fan Pages?

A Fórmula do EdgeRank também se aplica às páginas no Facebook. Um desafio dos profissionais e agências de marketing digital é garantir o crescimento desse algoritmo das Fan Pages de seus clientes, para possibilitar um alcance maior das publicações para seus fãs. Entre os três critérios, a Afinidade entre página e fã é o mais importante, visto que é um fator ligado ao engajamento que todos buscam. Essa afinidade pode ser medida de acordo com a quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques, indicações etc, feito pelos usuários.

O fator tempo continua tendo sua relevância, embora tenha ganhado novos algoritmos como o Story Bumping, do qual falaremos no próximo post. Em breve, também daremos algumas dicas para elevar o EdgeRank da sua Fan Page e deixá-la mais relevante para o Facebook.

Não deixe de acompanhar as nossas publicações através da nossa Fan Page e de deixar seu comentário abaixo, ok? ;D

Douglas Simão

Douglas Simão Sócio e Fundador da Agência Diretriz – Gestão Digital de Marca. Profissional apaixonado pela área de Marketing Digital, em especial Gestão de Redes Sociais, SEO e Web Analytics!