Sabe aquelas fotos com filtros e um ar meio retrô? Você já teve ter visto várias delas nas redes sociais. O responsável por elas é o Instagram, tema do nosso post de hoje. Vamos conhecê-lo?

O Instagram é um aplicativo grátis exclusivo para dispositivos mobiles (smartphones e tablets) usado para tirar e editar fotos, e compartilhá-las na timeline do app ou em outras redes como Facebook e Twitter. Aliado a isso você pode seguir, curtir e comentar postagens de outros usuários.

O aplicativo foi inicialmente criado para iOS (sistema operacional de aparelhos Apple) e em seguida disponibilizado para Android. Tem como fundadores o americano Kevin Systrom e o engenheiro de software brasileiro Mike Kriege. Em 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook. Hoje com 130 milhões de usuários, a ferramenta inova através da criação e compartilhamento de vídeos. Com isso, surge a comparação ao Vine, do Twitter, app que conheceremos mais adiante.

Embora você consiga ver as imagens publicadas no Instagram no computador como pelo site Statigram, o conteúdo só pode ser compartilhado através de aparelhos móveis. Então a primeira coisa a fazer é baixar o aplicativo através da Apple Store ou da Play Store. Após fazer o download, cadastre-se e acesse para começar a usar.