Muitas são as ferramentas aplicadas no marketing digital e, dentre elas, uma que está se destacando é o storytelling. Não se pode subestimar o poder que contar uma história pode ter e, atentas a isso, empresas estão aderindo a essa estratégia para chamar a atenção de clientes. O marketing de conteúdo pode estar vinculado ao storytelling, e unidos podem gerar conteúdos que alcancem uma maior visibilidade e resultem na ascensão da marca no mercado.

É necessário criatividade e inovação para cativar o público consumidor, e essa alternativa tem se mostrado eficiente. Tem algo mais divertido que ouvir uma história interessante? Muito mais do que consumir frases institucionais, o público quer conteúdos no qual se identifiquem, que ampliem seu campo de visão, que sejam engraçados, curiosos, e que valha a pena dedicar seu tempo a consumi-los.

Relativamente nova, essa técnica consiste em repassar conteúdo por meio da contação de histórias. O transmídia realiza a adaptação de linguagem dessas narrativas de acordo com o meio na qual será divulgada. Na internet, por exemplo, cada rede social pode transmitir a história de uma forma original e peculiar, utilizando os recursos que disponibiliza.

Realistas ou ficcionais, esses relatos são uma ótima opção para conquistar o afeto do público, pois realiza um processo de humanização e aproximação com o cliente que, por vezes, se identifica com a história e se propõe a dialogar com a empresa, além de compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Logo, o trafego da sua rede irá aumentar e você alcançará visibilidade.

Uma forma de aumentar a eficácia do storytelling é aproveitar os recursos multimídias. Uma história pode ficar bem mais atraente se contada por meio de vídeos, imagens e sons. Aproveite essas ferramentas, seja criativo e explore ao máximo o valor que essa técnica pode agregar a sua empresa.