Muito se engana quem acha que as redes sociais da empresa são como o seu site: só deixar lá, e esperar ele dar frutos. Nossa, que ledo engano. Social Media é um trabalho diário, onde é preciso estar sempre gerando conteúdo interessante e ainda se manter atualizado. Não é à toa que os Analistas de Mídias Sociais sofrem tanto (vida para quê, né?).

Primeiramente, esteja logado nas suas contas. Dãh.

Um bom Analista sempre verifica os seus e-mails, comentários e conversas assim que fica online. É prestativo, simpático e sempre disposto a ajudar. Ele é calmo, paciente e responde a todas as reclamações dos fãs. Escuta até aquelas opiniões sem pé e nem cabeça que surgem no chat como se fosse a ideia mais genial da web universo. Ou seja, é quase uma Madre Teresa de Calcutá.

Como uma pessoa sempre prevenida, o profissional de Social Media verifica sempre o histórico de reclamações e pessoas que não tiveram uma experiência com a marca, tenta reverter a situação, procurando entender os motivos da insatisfação. Se possível, faça algo por ela. Fazendo isso, os potenciais futuros fãs verão que você esforçou.

Seja inovador e publique novos conteúdos. Pode investir na criatividade, postando vídeos, áudios, imagens ou qualquer outro método que chame a atenção das pessoas para curtir a sua página.