Você sabia que hoje, 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet? A data foi instituída em 2005, em uma Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) que debatia a importância e os avanços da inclusão digital em todo o mundo.

Em comemoração à data o Google Brasil lançou a campanha #WebSemRiscos que explica de forma didática como você pode, com atitudes simples, manter a sua segurança enquanto navega na rede. A explicação vem através de cinco vídeos de fácil compreensão, que lhes mostram formas reais de como se proteger de golpes e crimes online.

Assista os vídeos abaixo, vale a pena conferir!

1 – E se eu esquecer minha senha?
Nesse vídeo o Google dá orientações para quem esqueceu sua senha e não consegue acessar sua conta. A empresa oferece várias opções de redefinição de senha, mas para isso você precisa ajustar as configurações antes que precise fazer a alteração.

2 – Tenha segurança em dobro
Se você quer ter certeza que está seguro na internet, pode optar pela verificação de senha em duas etapas. Esse vídeo explica como, além de digitar sua senha, um código pode ser enviado para o seu celular para confirmar sua autenticidade; além de outras possibilidades de segurança extra.

3 – Como detectar malware
Seu computador está lento? Há anúncios estranhos aparecendo nas páginas que acessa? O seu navegador está diferente? Você pode acidentalmente ter baixado um arquivo com vírus, por exemplo. Esse vídeo lhe ajuda a identificar e solucionar a presença de malware em seu computador.

4- Mantenha sua família segura na rede
Proteja a sua família de conteúdos impróprios na rede. Esse vídeo explica o uso de ferramentas como o SafeSearch, o Modo Restrito, perfis restritos e personalizados para navegação, que filtram e gerenciam o acesso de conteúdo na web.

5- Evite o ataque de engenharias do crime
Cuidado com e-mails que tentam te convencer a compartilhar seus dados pessoais, como senhas e número de cartão de crédito na rede. Esse vídeo te explica como se prevenir do ataque de engenharias do crime na internet.

E aí, gostou dos vídeos? Achou as dicas úteis para se proteger na web? Conta para a gente nos comentários e boa navegação segura!