Fizemos um post recentemente sobre os recursos de estilo de texto que foram adicionados ao Whatsapp. E as novidades não param por aí! Você recebeu um alerta na sua conversa no aplicativo, dizendo que agora suas mensagens são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta? Mas você sabe o que isso quer dizer?

Significa que com esse novo recurso apenas você e a pessoa com quem está conversando poderão visualizar e ter acesso ao conteúdo do diálogo, te livrando da ação de hackers e cibercriminosos. A proteção também vale para as mensagens de voz, imagens e arquivos enviados pela plataforma.

Dessa forma os usuários podem se sentir mais seguros, entretanto surgem polemicas sobre o trabalho desenvolvido pela justiça com o aplicativo já que muitos crimes eram solucionados com a ajuda da plataforma. O Whatsapp defende que a privacidade dos seus usuários não pode ser violada por causa do mal-uso de um grupo de pessoas.

Esse recurso já existia em outros serviços concorrentes, como o Telegram. A criptografia completa de ponta a ponta possibilita que as mensagens sejam compartilhadas de maneira muito mais segura, trancando sua conversa e a impedindo de ser lida por terceiros. Segundo o Whatsapp, nem a própria empresa terá acesso às informações trocadas.

Atenção: para receber essa tecnologia você precisa estar com o aplicativo atualizado. Para conferir se a encriptação está ativada, clique no nome do contato e veja se o cadeado azul está fechado na área de criptografia.