Um lugar para networking com empresas, parcerias de negócio, indicações de emprego e encontrar amigos. Gostou? Conheça o LinkedIn, a rede de contatos profissionais.

O LinkedIn foi criado em 2002 e lançado em 5 de Maio de 2003, na Califórnia, por Reid Hoffman (presidente), Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly, and Konstantin Guericke. Seu objetivo é reunir pessoas e empresas através de uma lista detalhadas de contatos, criando um relacionamento entre eles. Atualmente, conta com cerca de 238 milhões de usuários, está em 200 países e disponível em 10 idiomas, inclusive o português. No início de março desse ano, o LinkedIn inaugurou uma sede em São Paulo.

Mais do que um site nos moldes de rede social com foco em business, o LinkedIn se tornou uma ferramenta para pessoas e empresas promoverem sua imagem no mundo online. Nele você começa criando um perfil e uma lista de contatos – conexões – que são pessoas, empresas e profissionais ligados a você ou em áreas do seu interesse. Já as organizações, podem criar páginas para divulgar seus produtos e serviços e publicar conteúdo relevante.

Primeiros passos

Inicialmente você tem quem se cadastrar e criar um perfil. Como se trata de uma rede social voltada para carreira e relacionamentos profissionais, quanto mais completo ele for mais oportunidades e avaliações poderão surgir através dele.
Dentre as opções para completar seu perfil estão: Dados pessoais, contatos, histórico e resumo profissional, formação acadêmica, competências e especializações, idiomas e muitos outros. Personalize, seja profissional e objetivo, pois aqui seu perfil vale como currículo online.

Veja algumas dicas de uso do LinkedIn na página 2.