Steve Jobs foi um gênio, um empreendedor visionário que conseguiu ir além. Desde que fundou a Apple, se tornou conhecido por apresentar um design exclusivo e por sua constante inovação. Como mostramos no post anterior, ele não só criou grandes produtos como conquistou milhares de fãs em todo o planeta. Confira algumas estratégias utilizadas por ele e coloque-as em prática você também!

Conquiste fãs
Mais do que conseguir novos consumidores, você precisa conquistar fãs. Imagine o quanto será positivo possuir clientes que vistam a camisa da empresa, que a defendam e admirem. Com suas opiniões favoráveis, eles podem trazer inúmeros clientes novos e esse tipo de divulgação pode até ser melhor do que suas propagandas tradicionais. Muitas pessoas se apegam a marcas e, mais do que consumir seus produtos, permitem que elas façam parte dos seus estilos de vida e modo de agir. Existem organizações que conseguem participar das ideologias, das escolhas e dos comportamentos do seu público. Isso acontece quando é estabelecida uma relação sólida e existe um vínculo de fidelização muito forte. Existem clientes que só consomem produtos da marca X e recusam todos os outros, por exemplo. Organizações que alcançam esse patamar além de possuir as melhores propagandas, realizam suas ações baseadas nas experiências dos consumidores reais e conseguem satisfaze-los. Aliado a essas práticas, pode ser trabalhado o Inbound Marketing que foca na necessidades do público e nos resultados.

Simplicidade
Por mais que você queira criar um produto extraordinário, repleto de funções e qualidades, lembre-se que simplicidade é fundamental. Steve Jobs conseguiu aplicar isso nos produtos da Apple, que embora possuam grandes atributos e sejam muito valorizados no mercado, possuem um design simples e clean. Essas características, inclusive, já estão associadas a marca e é uma das vantagens que os clientes procuram. É como diz o ditado: muitas vezes, menos é mais. Na prática isso pode ser facilmente avaliado. Quanto mais incrementos você colocar no produto, mais confuso seu público pode ficar na hora da escolha. Claro que você deve oferecer diversidade aos seus clientes, mas sempre sendo coerente e seguindo o designe e padrões adotados pela sua marca. Caso contrário, o resultado pode ficar complicado demais e o cliente desiste, ou dispersa sua atenção em tanto detalhes que não foca no principal. Você não vai querer sua empresa associada a poluição visual, né?!

Gostou das técnicas aplicadas por Steve Jobs? Nós da agencia Diretriz Digital estamos sempre de olho e aprendendo lições com os grandes empreendedores! Se junte a nós na missão de se aprimorar cada vez mais.