É sábio aprender e absorver lições que grandes empreendedores deixaram para nós e um deles é, sem dúvidas, Steve Jobs. Fundador da Apple, ele não criou apenas um produto mas o “sonho de consumo” de muita gente. Confira algumas estratégias de marketing que ele aplicava e que podem nos inspirar.

Criação
Na hora de criar seu produto, não economize na criatividade. Steve Jobs não queria apenas vender produtos, ele queria oferecer algo que possuísse grande qualidade, alta tecnologia e que atendesse as reais necessidades dos consumidores. A Apple não vende apenas celulares e computadores, ela vende um conceito, vende características únicas que não serão encontradas em nenhuma outra marca de aparelhos eletrônicos. Além da tecnologia que oferece e o design elegante, ela traz a ideia de exclusividade e status. E é isso tudo que você precisa agregar ao seu produto.

Quando estiver criando suas estratégias de marketing não foque apenas no serviço final, mas no processo todo, nas formas de se tornar grandioso e único. Analise a entrega, o relacionamentos com os clientes, a imagem que sua empresa vende, sua presença online e off-line. Alinhe todas essas etapas a ideia que sua marca quer passar e demonstre profissionalismo e competência. Uma maneira eficaz de criar conceitos é por meio do Marketing de Conteúdo. Disponibilizando conteúdo relevante sua empresa ganhará credibilidade e pode ser admirada pelo público. Aproveite essa estratégia para construir a imagem que deseja para sua marca.

Sonhos
Ao invés de vender produtos, ofereça a realização de sonhos. Torne os seus produtos tão incríveis que todos desejarão tê-los, e que ao conseguir isso seja a consumação de um desejo. Jobs conseguiu fazer isso em sua marca. Milhares de pessoas em todo o mundo fazem questão de adquirir seus serviços especificamente, porque apenas assim se sentem satisfeitos. Muitas pessoas inclusive nem falam que tem um celular, dizem que tem um iPhone de tão acostumadas com a marca que estão. Jobs conseguiu criar uma ideologia por trás do seu produto, estimulando vontades e ambições. Crie um produto inovador, desperte a curiosidade dos consumidores, e se prepare para atender suas necessidades de consumo.

Essas estratégias podem ser potencializadas com a aplicação do Marketing Viral. É criado um conceito e as pessoas compartilham opiniões sobre a marca, muito mais pela interação e pela ideia que se quer passar do que pelo produto em si. Todos temos sonhos, alguns são mais ambiciosos e outros mais realistas. O importante é que você conheça o seu públic0-alvo para entender o que ele deseja conquistar e possa oferecer o que ele precisa. Se apresente e mostre que mais do que adquirir um produto, ele estará conquistando satisfação no ato da compra.

Confira no próximo post mais ações preciosas que foram aplicadas por Steve Jobs!