Toda empresa que investe em gestão de redes sociais deve se preocupar em oferecer um conteúdo relevante para seu público, gerar engajamento dos usuários e conseguir uma boa receptividade dos seus fãs quanto aos seus produtos, serviços e projetos. Antes disso. é preciso fazer com que o maior número possível de pessoas importantes para a sua marca conheçam suas redes, seja um perfil no Twitter, um canal no Youtube ou uma página no Facebook. Nesse post já mostramos algumas dicas de como promover uma Fan Page de formas simples. Agora, você vai saber como fazer essa promoção através do Facebook Ads.

Para quem ainda não conhece, o Facebook Ads é um sistema da rede social que permite a veiculação de anúncios, posts patrocinados ou sugestões de likes de uma Fan Page. Cada anúncio pode ser configurado de acordo com o público que se deseja atingir, especificando dados como faixa etária, localidade, interesses, atividades, períodos sazonais, entre outros. Além disso, pode-se contar com um serviço de dados de análise com métricas de desempenho como custos por cliques ou visualizações, taxa de conversão, valor total investido, período em que a campanha foi realizada, entre outros.

Ao investir em Facebook Ads, algumas dicas essenciais são:

 

1. Aproveite bem a segmentação

Uma das vantagens do Facebook Ads é poder segmentar bem os anúncios, criando vários com o mesmo assunto, para públicos diferentes, e com um único investimento. Vamos supor que você tenha uma joalheria e que estamos em Dezembro, Natal. É possível criar um anúncio promovendo joias onde apenas as mulheres irão visualizar, ou um relógio, para o público masculino. Outra sugestão é fazer o inverso, incitando os homens a comprarem joias no Natal para suas esposas e namoradas, ou que elas comprem um relógio para seus cônjuges.

Os anúncios também podem ser segmentados por interesse. Não adianta promover uma oferta de viagem para países frios ou Camping se o usuário ao qual o anúncio será destinado só curte locais quentes ou estadias em pousadas e hotéis.

Outra sugestão é segmentar por idade. Seguindo a mesma lógica anterior, talvez um anúncio de uma festa para pessoas acima dos 40 não converta tanto quanto para um jovem de 16 anos.

 

2. Saiba exatamente o quanto vai investir e como

Todo anúncio precisa ter um objetivo específico para que possa ser mensurado. Somente dessa forma é possível estimar o orçamento que será necessário para o público que será alcançado com base na segmentação definida. Evite realizar campanhas por períodos longos, mesmo que seja para uma data sazonal ou objetivo específicos. Campanhas de durações mais curtas e com anúncios variados podem apresentar um retorno bem melhor se comparados a um único.

 

3. Configure corretamente e fuja do tradicional

Evite imagens sem nexo ou que possa dificultar o entendimento sobre a sua campanha. A logo da sua empresa, por exemplo, pode não ser tão conhecida a ponto de motivar alguém a clicar no anúncio. Além disso, você possui poucos caracteres para o título (25) e texto (90), por isso, procure criar uma informação que chame a atenção de quem irá ler. O ideal é combinar texto e imagem para formar uma única (e eficiente) comunicação.

Atualmente, é possível utilizar até seis banners de tamanhos variados para as campanhas, sendo que o tamanho de imagem para o News Feed é de 600 x 225 pixels.

Faça campanhas verdadeiras e bem planejadas ou o que poderia ser algo benéfico pode se tornar um gerador de crises por propaganda enganosa. Se a ideia é que o usuários vá à sua loja física, não esqueça de fazer um treinamento com seus colaboradores para lidar com o público. Atendimento ruim e produtos defeituosos também são prejudiciais à sua marca.

 

E então? O que acharam das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Até a próxima e não deixe de votar em nosso blog para o Concurso Peixe Grande e de seguir as nossas redes sociais, ok? 😉

 

Douglas Simão

Douglas Simão Sócio e Fundador da Agência Diretriz – Gestão Digital de Marca. Profissional apaixonado pela área de Marketing Digital, em especial Gestão de Redes Sociais, SEO e Web Analytics!