Muita gente confunde o que é a publicidade e o que é marketing e, às vezes, até acham que é a mesma coisa. Porém, apesar de complementares, as duas áreas são diferentes. Cada uma tem a sua importância e isso deve ser claro. O Marketing envolve todo o processo de venda de um produto, desde a sua concepção até o consumidor final. Já a Publicidade se preocupa em divulgar esse produto aos clientes.

Estão envolvidos no marketing quatro etapas principais: Produto, Preço, Praça e Promoção, os famosos 4p’s de Kotler. Eles compreendem inúmeros processos, desde o planejamento, lançamento do produto, área de atuação, público-alvo, estudo de marca, análise de concorrentes, características do mercado e inúmeros outros aspectos que podem definir um plano de marketing.

Já a publicidade, que consiste no “p” de promoção do marketing, aplica estratégias de criação e divulgação, convencendo o cliente de que aquele é o melhor produto, por meio de vários canais como internet, rádio, televisão, jornais, dentre outros. Ou seja, a publicidade é uma das ferramentas do marketing.

Para que a organização obtenha sucesso é importante que essas duas áreas estejam alinhadas, e ambas precisam uma da outra para seu melhor desempenho. Em suma, a publicidade busca divulgar os produtos, tornando os conhecidos e desejados, e o marketing realiza diversas ações antes e depois das vendas, buscando conhecer o consumidor e satisfazer suas necessidades.