A profissão de Social Media só vem crescendo e acumulando conhecimentos na área de captar a atenção do público-alvo. Um bom profissional precisa ficar atento às mudanças que ocorrem nas redes sociais – a exemplo das ocorridas no Facebook – e fazer bom uso das ferramentas de monitoramento – como o Analytics. A seguir, listaremos algumas dicas que nenhum social media que se preze deve desconhecer.

Cuidado com o uso de hashtag. Na verdade, nem é preciso usá-las. É comprovado que o seu uso no Facebook é ineficaz. No máximo, ela pode ser usada no final de frase. E nunca – nunca! – colocá-la no final de cada palavra #porque #é #muito #irritante #partiu #social #media.

Publicações com imagem possuem um alcance maior do que as com somente texto. Vai saber o motivo. Mark Zuckerberg deve saber. Mas fica aí essa dica.

Se você administra mais de uma fanpage, cuidado para não se confundir com as imagens. O bom é você fazer um planejamento prévio de como se organizar. Pode usar a codificação “sigla da página + dia e mês que deve ser publicada + sequência do dia”.

Cuidado também para não se confundir com o seu perfil pessoal. Acessar a página da empresa através da sua conta pessoal é um método comum de se confundir. Cuidado.

Cuidado com os hackers. Para evitar problemas, troque as senhas com alguma frequência. Lembre-se: o cliente não vai querer saber se o erro foi seu ou de outro (se bem que, quem nunca pensou em usar uma desculpa parecida para justificar um erro, que jogue o primeiro dislike).