O Marketing Digital e o E-commerce são realidades as quais não se pode mais fugir ou fingir que não existem. É um fato que as pessoas estão cada vez mais conectadas pelas redes sociais e que estão comprando mais pela web. Muitas empresas praticamente caíram de paraquedas nesse mundo e ainda não sabem ao certo como agir. Pensando nisso, a blogueira do site da revista Entrepreneur, Carol Tice, algumas dicas para quem ainda está meio desorientado.

Sempre pergunte a opinião do seu cliente. Essa talvez seja a mais importante das dicas que possam ser dadas aqui, pois como você pode fazer algo para alguém que você não conhece? Sem contar que pode gerar uma imagem positiva diante do seu público, pois mostra que você se importa com ele e que quer fazer o melhor para agradá-lo. Na dúvida, pergunte.

Gere engajamento. Como falado no item anterior, perguntar a opinião do seu público é importante. Que tal mandar uma mensagem de texto diretamente no celular do seu cliente ao invés de um email? Essa pode ser uma boa estratégia para atingir as Gerações X e Y, que estão usando cada vez menos os e-mails.

Sem contar que, ao gerar engajamento, estará aproximando a sua empresa mais do cliente, quebrando aquela imagem de entidade inatingível e distante. As Gerações X e Y, por exemplo, preferem optar por empresas que permitem uma boa comunicação e troca de ideias.

Tenha perfis e contas nas redes sociais mais novas. Quanto mais presente você se fizer, melhor. Dependendo, claro, de qual seja o perfil do seu cliente. Do Instagram ao Twitter, são boas opções.

Utilize as redes sociais para promover uma boa interação off-line. Não fique somente nas redes sociais, elas são uma excelente ferramenta para divulgar algum evento que ocorrerá em sua loja ou alguma promoção nela, por exemplo.

O item acima lembra uma boa estratégia do marketing tradicional que pode ser aproveitada no digital de forma bastante eficiente: a de premiar os seus clientes e dar descontos.