No primeiro post sobre o LinkedIn criado no Blog da Diretriz, no dia 26 de julho de 2013, a rede social possuía “cerca de 238 milhões de usuários, está em 200 países e disponível em 10 idiomas, inclusive o português.”. Mais de uma no depois, a rede apresenta mais de 313 milhões de usuários cadastrados sendo que, só no Brasil, são 18 milhões. O crescimento expressivo na quantidade de usuários reflete sua importância como rede de relacionamentos profissional, sendo um excelente canal para fechar novos negócios, parceiros e contratar profissionais qualificados.

Embora as dicas anteriores ainda sejam bastante uteis, no post de hoje vamos dar algumas dicas excelentes para você promover sua imagem profissional.

1 – Arrume a casa

Quando se espera visita em casa ou no trabalho nada mais comum do que dar aquela faxina e deixar tudo organizado, certo? No LinkedIn o princípio é o mesmo.

– Foto bem produzida (com alta resolução)
– Preenchimento completo dos cursos e treinamentos realizados;
– Preenchimento das experiências profissionais;
– Preenchimento completo das skills (capacidades)
– Preenchimento dos projetos em que participou;
– Informações de contato.

Nada é mais agradável do que entrar na página de alguém e poder obter o máximo de informação sobre sua experiência e qualificação profissional. Essas informações ajudam os recrutadores a definir um perfil profissional e, assim, saber se ele se encaixa ou não em vagas da empresa. Mas atenção: lembre-se de sempre atualizar.

2 – Busque colegas, amigos, conhecidos e… novos contatos

O LinkedIn permite que se encontre / convide amigos através de conexão via serviços de email como Hotmail, Gmail e Yahoo!. Essa facilidade permite que você adicione amigos e colegas ex-colegas de trabalho e inclua-os em sua lista de contatos. Procure adicionar também aqueles mais próximos a você para ampliar sua base de relacionamentos. Em seguida, busque indicações do próprio LinkedIn. Você pode não só encontrar profissionais que há muito você não fala ou encontrar contatos profissionais de empresas que são do seu interesse.

3 – Interaja

Agora que a “casa” está arrumada e cheia, é hora de utilizar o potencial do LinkedIn ao seu favor. Procure grupos de discussão que são do seu interesse e participe. Envie novidades do setor, posts do seu blog pessoal, interaja com as publicações dos outros membros, pergunte e esclareça dúvidas, opine sobre informações das quais você possui um certo domínio e embasamento. Aparecer e mostrar seu nível de entendimento sobre uma área ou tema gera novas conversas, que gera novos contatos, que aumenta suas chances de ser contratado.

A mesma dica vale para os amigos e profissionais já adicionados em sua lista. Publique constantemente informações relevantes e uteis em seu perfil, mas também curta e comente as publicações de outros. Lembre-se: o relacionamento é uma via de mão dupla.

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