Ter domínio da língua portuguesa e escrever textos com qualidade pode ser um diferencial para sua carreira profissional. Isso porque escrever bem pode ser importante em inúmeros cargos, e muitas vezes, é o básico que se espera. Como mostramos no post anterior, existem algumas dicas que podem te ajudar na hora de colocar as suas ideias no papel e criar um texto relevante.

Evite palavras difíceis
Lembre-se que o objetivo é ser claro, portanto fuja de palavras complicadas. Algumas pessoas querem enfeitar com palavras difíceis ou em outros idiomas, mas só atrapalham a interpretação do leitor. Utilizar siglas ou simplificar demais também pode ser prejudicial.

Não seja repetitivo
Textos repetitivos são chatos e passam a impressão de que você não sabe mais o que escrever e está sendo repetitivo apenas para se prolongar. É melhor um texto curto e direto do que um enorme e cheio de redundâncias.

Procure a imparcialidade
Procure ser imparcial no sentido de não expressar suas emoções na hora de escrever, e focar na mensagem que quer transmitir. Para escrever você precisa, muitas vezes, se desligar de suas emoções e se concentrar no conteúdo, se não o stress do cotidiano e os sentimentos negativos podem prejudicar a qualidade do texto.

Saiba o que está falando
Para transmitir uma ideia e defender seus argumentos você precisa saber o que está falando. Utilize sempre palavras que você conheça o significado, e saiba como responder comentários e dúvidas que podem surgir com o seu texto.

Saiba para quem está falando
As palavras que escolherá usar devem depender do perfil do seu público. Se são jovens, você pode utilizar uma linguagem mais casual. Você precisa analisar quem irá ler o seu texto e, se inserir termos técnicos, por exemplo, ter a certeza de que eles serão compreendidos. Para quem você irá escrever conta muito na identidade final do seu texto.

Gostou das nossas dicas? Você tem facilidade em escrever? Como busca se aprimorar? Conta para gente nos comentários.