As palavras têm o poder de expressar nossos pensamentos e sentimentos e, quando bem utilizadas, são uma ótima ferramenta para nos comunicarmos e espalhar nossas ideias pelo mundo. Porém, quando mal aplicadas, são produzidos textos confusos. Veja algumas dicas simples para que você possa escrever com qualidade no seu cotidiano.

Tenha propriedade
Você só vai conseguir passar uma mensagem com clareza se entender profundamente o que está querendo dizer. Para isso, você precisa ter domínio de conteúdo e propriedade para falar sobre o tema. Portanto, leia muito, pesquise o assunto e, antes de começar o texto, defina bem qual ideia quer passar e como fará isso.

Seja objetivo
Imagine que você está lendo um texto e responda: você prefere ler algo direto no qual consiga captar a mensagem rapidamente, ou frases longas, cheias de parábolas que só interpretará depois de certo esforço? Provavelmente a primeira opção. Portanto, se ponha no lugar do leitor, não enfeite demais e seja objetivo.

Estude gramática
Para escrever um texto com qualidade e fugir dos erros ortográficos, estude a gramática portuguesa. Você precisa entender as regras para aplicá-las. Para fixar seus conhecimentos, pratique. Quanto mais você ler e escrever, mais facilidade terá em produzir textos.

Seja direto
Assim como objetivo, você precisa ser direto. Suas palavras precisam seguir uma ordem em que façam sentido. Não comece a ideia pelo final ou aleatoriamente. O ideal é produzir parágrafos que sigam uma sequência lógica, coesos, coerentes, a fim de deixá-los mais claros e concisos.

Torne o texto concreto
Para que o leitor entenda o que você está dizendo, torne o texto concreto. Não use ideias superficiais e, se for necessário, utilize exemplos e metáforas que tornem o texto mais compreensível. Tente aproximar o texto do universo de quem está lendo, possibilitando a ele de visualizar contextos para suas palavras.