Não é de hoje que um site com código limpo, bem estruturado, otimizado e focado em conteúdo relevante é importante para gerar uma boa indexação e, portanto, um bom posicionamento nas buscas feitas através do Google. No entanto, a atualização constante se tornou um fator determinante já que a Gigante está focado em obter os melhores resultados para os usuários. Algumas dicas para deixar o seu site mais relevante.

1 – Analise o que seu usuário busca e acessa

Através da combinação entre o Planejador de Palavras-Chave do Google, o Google Analytics e o Google Trends é possível identificar quais termos são mais buscados a respeito de um tema, a tendência para cada uma dessas palavras-chaves e também o tipo de assunto que mais atraem o seu público-alvo ao seu site ou blog. A partir dessa análise é possível criar uma estratégia de SEO e de produção de conteúdo, permitindo maior coerência das publicações e criando uma linha editorial. O que o seu público mais acessa: tutoriais, listas, publicações em tópicos, solução de dúvidas através das Perguntas mais frequentes (FAQs – Frequently Asked Questions, em inglês) ou matérias mais longas e detalhadas?

2 – Invista em mais acesso e menos rejeição

Muitos fatores influenciam na decisão do usuário de voltar ou não ao seu site. Layouts “sujos” e repletos de propagandas e spams, milhares de informações ao redor do texto, imagens não correlacionadas ao assunto, escrita de difícil entendimento ou leitura, entre outros, são itens que devem receber total atenção. Dessa forma fique atento a questões como a tipografia (como a fonte utilizada nos textos), aos espaçamentos entre letras (Kerning), entre linhas (Leading) e entre parágrafos. O tamanho das linhas e dos parágrafos também são importantes.

Uma dica é criar textos concisos, diretos e informativos em alguns parágrafos de poucas linhas. Se o texto necessita de muita ação na barra de rolagem para concluí-lo, as chances do leitor parar pela metade são grandes. Geralmente, um texto que se encaixa na visualização da tela é bem-vindo.

3 – Busque segmentação e seja mais restritivo

Uma das formas de ganhar destaque no Page Rank do Google era obter vários locais diferentes da Web apontando um link para o seu site. Por isso, era comum vários blogueiros trocarem banners e links entre si para ganhar posicionamento, técnica conhecida como Guest Blogging. Hoje, essa técnica não é muito bem vista aos olhos do Google e portanto deve ser feita com cautela.

Primeiramente, evite publicar textos de outros locais em seu blog ou conceder postagens para direcionar links. Textos próprios e escrito por profissionais que possuem algum embasamento teórico e prático geram mais credibilidade. Convidar especialistas para gerar publicações mais específicas, segmentadas e únicas dão maior segurança a quem está lendo e ajuda no processo de fidelização, uma vez que o que você escreve não será visto em nenhum outro local.

4 – Seja criativo e busque ser original

Não precisa pensar demais pra ser criativo. Textos que utilizam conteúdo multimídia atraem a atenção do leitor e trazem ótimos resultados orgânicos. Por exemplo, se você vai falar de um tema X, procure criar um infográfico para tornar o entendimento dos dados mais fácil, organize informações em tabelas, crie um vídeo tutorial, entre outras possibilidades.

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