Investir no Marketing da empresa é de longe uma das formas mais eficientes de aumentar sua visibilidade do mercado e conquistar novos clientes. No entanto, não basta apenas focar na comunicação e deixar pra lá ações de melhorias que podem ser adquiridas através dos feedbacks obtidos com os próprios consumidores. Pensando nisso, conheça algumas dicas importantes para fidelizar o cliente.

Encontre formas de conquistar o cliente. Depois que as ações de Marketing geram o resultado em contatos e visitas, cabe a sua empresa realizar o máximo de medidas possíveis para encantar cada pessoa. Essas oportunidades ocorrem com frequência e é preciso ficar atento para solucioná-lo. Imagine um cliente que vai a sua padaria, pede bolos, pães, salgados, mas de repente, ao pedir o um café percebe que já não tem mais dinheiro. O que vale mais para você? A satisfação de um cliente ou o valor de uma xícara de café? Com certeza ao ter esse “benefício” por parte da sua empresa mostrará que ele é valioso para você.

Corrija os problemas prometidos em uma crise. Tem coisa mais frustrante do que você passar por uma situação ruim em uma empresa, reclamar, ter toda uma promessa de solução e, ao retornar, percebe que tudo continua do mesmo jeito? A sensação do descaso é algo que afugenta muitas pessoas e faz com que ela o substitua pelo seu concorrente. Se houve reclamação de atendimento, realize um treinamento com sua equipe, mostre para eles as reclamações e como elas estão impactando o local de trabalho deles – e suas próprias imagens como profissionais – e revele essa ação ao público. Mostrar que você se importa com a opinião dos seus clientes é uma ótima forma de gerar valor para sua marca.

Foque em ajudar o cliente. Vender algo é muito fácil. Ajudar o cliente a solucionar seu problema não. Procure entender a necessidade do seu cliente e mostre opções além daquele pedido feito que pode ser um melhor custo x benefício para ele. Um exemplo é um taxista que vai na sua empresa para comprar um novo macaco automotivo comum para os momentos de troca de pneu. Se existe um bom desconto no macaco hidráulico que vai reduzir o trabalho e esforço na troca, ofereça essa opção. Além de gerar novas vendas, você conquista o respeito do cliente.

Faça uma pesquisa de mercado. O que atrai o seu cliente para sua loja e não para a do concorrente? São os preços? O atendimento? A comunicação visual? Benefícios como taxas, entregas, formas de pagamento? Esse tipo de informação facilita a criação de estratégicas próprias para o seu público, promovendo facilidades ainda maiores para eles e reforçando o que eles já acreditam: que você é a melhor opção.

Fidelizar clientes é uma das melhores formas de contornar a crise e reduzir os problemas de insegurança atuais. Se você curtiu as dicas, não deixe de compartilhar e deixar seu comentário! 😉