No post anterior demos algumas dicas valiosas para definir indicadores importantes na identificação do processo de vendas na empresa. Esses indicadores permitem avaliar se os investimentos feitos pelo Marketing da empresa refletem ou não no comercial e se este está refletindo positivamente no financeiro da organização. Neste post, veja algumas dicas para avaliar se os clientes conquistados estão sendo bons ou não para o seu negócio.

Mensure o custo de aquisição x ROI. Pode parecer irrisório em um primeiro momento, mas ao somar os vários fatores que envolvem a atração, conquista e manutenção de cada cliente é possível chegar a um número bem preocupante. Imagine todo o investimento feito em marketing, atendimento telefônico, visita ao cliente que está sendo prospectado, reuniões, almoços, entre outros quesitos. Uma vez dentro da sua empresa, avalie se o retorno financeiro está sendo positivo, tanto em relação ao que já foi investido nele quanto nos custos de operações para mantê-lo e fidelizá-lo.

Avalie quanto as oportunidades perdidas custaram. Mesmo que não tenha havido conversão, todo processo de prospecção e vendas envolve um investimento inicial de atração. Analisar as perdas permite identificar pontos a melhorar nos processos realizados pelo setor comercial. Quais concorrentes estão conquistando os clientes que você prospectou? O que os motivaram a optar por outra empresa e não pela sua? O que eles esperavam de você na fase de negociação que não foi atingido? Essas informações vão fazer toda a diferença para reduzir a taxa de rejeição de clientes.

Gostaram das dicas? Em breve traremos muito mais para ajudar sua empresa a se desenvolver cada vez mais!