Quem trabalha com Web Design ou mesmo com Desenvolvimento de Sites sabe que, assim como a Moda, é preciso seguir as tendências e ficar antenado do que está em alta no mercado naquele momento. Na hora de criar um site, é preciso utilizar de forma eficaz os modismos do design. Afinal você quer passar uma boa imagem, não? Se sim, aqui vão algumas dicas valiosas.

Quando as pessoas acessam a internet, em geral elas desejam fugir do barulho, da desordem e do caos do mundo lá fora. Elas desejam encontrar um pouco de tranquilidade e organização. Pensando por essa perspectiva, deixe o seu site limpe e organizado, sem muitas propagandas e poluições visuais. Além disso, ele precisa ser leve. Dê ao usuário aquela paz que ele tanto deseja encontrar no mundo virtual.

Faça uma pesquisa e visite vários sites para conhecer mais sobre Web Design. É muito importante na profissão do Designer pegar referências e observar o que os demais profissionais da área andam fazendo de bom e ruim. Com isso, você pode saber o que ficaria bom ou não no site que você está fazendo.

Utilize a hierarquia visual. Essa hierarquia se baseia de pontos onde os nossos olhos se focam na web. Levando isso como base, há áreas consideradas “nobres”, pois são onde os nossos olhos primeiramente percebem. Quando entramos em uma página, o nosso olhar segue de cima para baixo e da esquerda para a direita. Saiba utilizar e aproveitar bem esses pontos estratégicos, colocando o que você quer que se destaque nas “áreas nobres”.

O texto é um aspecto importantíssimo no design de uma página. Certifique-se de que ele esteja leve, simples e de acordo com o resto. Será que as cores utilizadas funcionam bem juntas? Pense bem, pois uma combinação ruim pode causar mal-estar em quem vê. Não utilize fontes minúsculas. É bonitinho, porém os usuários não devem precisar de uma lupa para ler.

Tenha uma versão mobile ou responsiva funcional e leve. O Google está valorizando cada vez mais os sites que possuem são Mobile Friendly. Quem não segue essa tendência, será deixado para trás nas colocações de pesquisa.