Estamos no comecinho de 2015, mas já está mais do que na hora de fazermos uma avaliação de quais tendências em web design do ano passado se manterão neste e quais serão as que estarão em alta. Com o desenvolvimento dos dispositivos, variadas tendências para web emergiram, muitas sem necessitar de conhecimento de códigos. 2014 foi um ano bem interessante.

É de conhecimento que a tipografia utilizada em web é bem diferente da impressa. Os designers já estão carecas de saber disso. Porém o processo de adaptação foi lento. Alguns princípios devem ser analisados: o tamanho, a largura da coluna e o tamanho da linha. Estudos mostram que a legibilidade online é favorecida com tamanhos de texto maiores. E, além de imagens responsivas, os designers estão se preocupados com imagens assim também.

Por falar em design responsivo, essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais e se tornando uma necessidade para quem não quer ser deixado para trás. Afinal, você tem de fazer o melhor, não importando a plataforma. Por isso é importante adaptar o tamanho para que fique fácil de navegar em celulares ou tablets. Quem não está trabalhando os seus sites para versões responsivas está perdendo a chance de alcançar um público abundante e dinâmico.

Outra tendência que está a cara do web design atual é o flat. Não é por menos, já que, baseado em princípios minimalistas, é ideal para o mundo online, onde tudo precisa ser descomplicado, rápido e objetivo. Além do fator estético, é um estilo que causa fácil envolvimento com o público e possibilita que eles apreciem sem se distrair desnecessariamente.

2015 nos promete imagens cada vez maiores e se tornar o centro das atenções de maneiras interessantes e originais. Algo que começou a ser utilizado ano passado e se consolidará este ano é a utilização de imagens como pano de fundo. Utilizando-se de filtros de sobreposição de cores, o texto parecerá flutuar acima. Sem contar que as apostas estão em utilização de técnicas para redimensionar o conteúdo responsivo, otimizando as imagens ainda mais ao extrair as cores fortes para os fundos.

Já deu para sentir que as tendências para 2015 são bastante visuais, mais imagem e menos texto. Com isso, as apostas estão na maior utilização de infográficos, mais especificamente os chamados webgráficos. E o que são eles? Muito similares aos infográficos, mas com o diferencial de possuírem elementos que possibilitam a interação do usuário com a informação. São visivelmente mais atraentes e aumentam a atenção ao que se quer transmitir.