Por Tiago Serra, Gerente de Projetos da Agência Diretriz Digital.

Muitas vezes não nos fazemos uma pergunta que é essencial antes de um projeto ser iniciado: para que serve o site? Qual o público do site? Essas perguntas são respondidas quando você começa a pesquisar e ver que o foco no conteúdo do seu site (projeto) é fundamental. Isso é de suma importância pois o Google vai identificar se o que está sendo feito é uma cópia de outros sites ou não.

Existem vários tutoriais de ‘EXPERTS em SEO’ que falam sobre a importância das palavras-chaves e como utilizá-las. Contudo, entender como funciona o processo de indexação dos buscadores e traçar estratégias personalizadas ao seu negócio ou área de atuação torna-se mais atrativo e impactante.

Definir as keywords principais e assertivas ao seu segmento é o ponta pé inicial. Se possível, analise e busque palavras relevantes ao projeto em questão e não use-as de qualquer forma ou colocando-as em qualquer lugar. Existe uma estrutura de informação que deve servir de base para que seja possível localizar os pontos específicos. Dessa forma, até mesmo o próprio conteúdo ira ficar mais organizado dentro do código, facilitando o reconhecimento das palavras-chave pelo Google.

Uma boa semântica de html se forma quando o uso de tags h1, h2 e assim por diante são bem organizadas. Pode parecer besteira inicialmente, mas as marcações tipográficas do html são muito importante. Com elas, você poderá definir o que será titulo (h1), subtitulo (h2), parágrafos (<p>), entre outras. Lembre-se sempre de preencher os titles, descriptions e alt dos artigos com palavras relacionadas ao assunto do texto, bem como o atributo title dos links inseridos.

Outra coisa que jamais podemos esquecer é o uso de urls amigáveis – pesquise sobre mod_rewrite) e das metatags. Elas irão nos ajudar e concatenar o nosso projeto(note que agora já começamos a usar esse termo quando estamos fazendo o site, tratando ele como um projeto, você percebe a diferença organizacional do seu negócio). Pois com uma correta aplicação de urls e metatags o conteúdo gerado no seu projeto terá uma visibilidade maior no Google.

Também tem outro ponto importantíssimo que são as imagens, mais em breve iremos voltar a falar mais sobre o assunto e explicar bem o conteúdo SEO de imagens. HellYeah!