Pode-se afirmar que, atualmente, praticamente todas as empresas precisam de um planejamento digital para terem sua marca reforçada no mercado e apresentarem vantagens frente aos concorrentes. Porém, inserir sua empresa nesse universo requer alguns cuidados. Conheça algumas dicas para criar um planejamento digital coerente para sua empresa.

Produção de conteúdo
Esse ponto é muito importante na hora de criar um planejamento nas redes. Não adianta produzir um conteúdo óbvio – já existem diversos similares por aí – e que não seja inovador ou atrativo. O público está mais inteligente e seletivo e, para agradá-lo, você precisa produzir genuinamente e com qualidade.

Conheça seu público
Existem diversas formas de iniciar um planejamento, mas todas têm um ponto em comum: se está produzindo para esse público mais exigente é preciso conhecê-lo bem. Faça estudos, análises e pesquisas que tracem um perfil dos usuários no mundo digital, liste seus comportamentos e não generalize. Aposte na produção por segmento, que agrade pessoas por suas características específicas.

Não se engane
Se sua página tem muitas curtidas e centenas de fãs, não vá achar que já está no topo e que todos que estão naquele espaço são admiradores plenos da sua marca. Claro que é importante reconhecer conquistas, mas não deixe de ser realista. Os seguidores lhe acompanham, mas possuem inúmeras exigências, são voláteis e podem optar trocá-lo pelo concorrente a qualquer momento. Por isso, não deixe de pensar em estratégias não apenas para atraí-los, mas para mantê-los satisfeitos com sua empresa.

Fuja dos clichês
No momento de criar um planejamento e definir um público, muitas empresas caem no erro de rotular. Por exemplo, se o planejamento é para um time de futebol, ou uma marca de carro, o foco é nos homens. Porém, não enxergam que as mulheres poderiam representar seguidoras fieis e significativas. Fuja do clichê e pense além, pois você pode alcançar resultados surpreendentes.

Não fale de si
Claro que é importante para uma empresa ressaltar seus pontos fortes, contudo é melhor ainda se os elogios forem feitos por uma terceira pessoa. Mais do que uma empresa que exalta suas qualidades, seus consumidores que expressam suas opiniões sinceras ganham muito mais credibilidade. Por isso deixe um espaço aberto para o cliente fazer suas análises e faça por onde merecer elogios.