Uma estratégia que tem sido muito utilizada pelas empresas para manter um canal de comunicação ativo com os clientes é o e-mail marketing. A ferramenta, se bem utilizada, pode ser um meio de fidelizar clientes, porém, é preciso seguir alguns critérios para conquistar ao invés de desagradar.

Agregue conteúdo
Seu cliente deve receber dezenas de e-mails por dia, porque ele gastaria seu tempo lendo o que você enviou, dentre tantos outros? É preciso ter um diferencial. Trace o perfil do seu público, descubra que temáticas são interessantes para ele e produza conteúdos que agreguem. Se enviar mensagens apenas com promoções ele poderá se cansar e não visualizar mais seu conteúdo.

Deixe-o curioso
Algo que pode ajudar a conquistar o cliente é despertar a sua curiosidade e, consequentemente, seu interesse. Envie mensagens que conte novidades, mas não deixe tudo explícito. Diga que para conferir o conteúdo completo ele precisa acessar o site ou blog da sua empresa, por exemplo, e deixe o link. Além de inovar, você conseguirá levá-lo a conhecer mais sobre a sua empresa. Mas lembre-se que para funcionar, o conteúdo precisa realmente ser interessante e instigante.

Seja objetivo
Objetividade é uma premissa básica dos conteúdos produzidos para a internet, e com os e-mails, não é diferente. Mesmo que você deseje passar muitas informações e promoções, produza um texto que resuma tudo de forma clara e sucinta. O cliente dificilmente terá tempo para ler mensagens longas, e a objetividade também facilita a leitura de quem está acessando o conteúdo por meio de smartphones, o que é muito comum.

Frequências adequada
Isso deveria ser óbvio, mas algumas empresas ainda não perceberam que enviar dezenas de e-mails consecutivos para os clientes é chato. Além de causar incomodo, entupindo a caixa de entrada dele, seu conteúdo será desvalorizado e você não mostrará relevância. Por outro lado, se enviar mensagens com um intervalo muito grande de tempo, poderá ser esquecido. Mantenha uma periodicidade adequada, e lembre-se também de usar uma plataforma de envio de confiança e eficiente para evitar que seus e-mails parem na caixa de spams do cliente.