Muitas são as estratégias consagradas de marketing a serem seguidas, e os 4Ps, também conhecidos como mix de marketing, são uma das mais utilizadas. Aqui vão algumas dicas de como você pode utilizá-los a seu favor e fazer seu negócio prosperar ainda mais.

O primeiro P é o Preço. É o único componente do mix que gera receita. O preço de um produto se estabelece a partir do lucro que irá se proporcionar para empresa, mas sem ser alto o suficiente para desmotivar a comprar. É uma equação trabalhosa que deve levar em consideração a visão do cliente sobre o produto e o faturamento que a empresa quer ter.

O segundo P é a Praça. Após produzido e com preço estabelecido, o produto precisa ser comercializado. A praça é a decisão sobre como o produto chegará às mãos dos consumidores. A logística, os diversos elos da cadeia de distribuição devem ser levados em consideração.

O terceiro P é o Produto. É o que deve ser entregue a um mercado para satisfazer o desejo ou as necessidades de algum consumidor. É importante focar nas qualidades do que é comercializado, além de definir sinais, nomes, símbolos que o definam como único, diferenciando-o da concorrência.

O quarto P é de Promoção. Essa etapa reúne em si as estratégias de marketing precisas para espalhar a informação de que esse produto existe no mercado ao máximo de clientes em potencial. Publicidade, venda pessoal, promoção de vendas, sites. Essas estratégias devem se adequar ao momento do produto no mercado. Um novo produto não vai ter as mesmas ações promocionais que um consagrado há anos no mercado, por exemplo.

Os 4Ps estão todos conectados. Um influencia diretamente no outro, e cada P pode ser levado como um ponto a ser explorado. Uma empresa pode optar por criar estratégias mais focadas no Preço, outra no Produto, ou na Praça, ou na Promoção. Quais são as suas decisões para a sua empresa?