O Facebook Insights é um dos melhores amigos dos profissionais de Marketing Digital. Para quem está perdendo tempo e não conhece essa preciosa ferramenta, ela funciona como o Analytics da maior rede social da atualidade. Ela fornece métricas sobre o conteúdo das páginas para que se possa analisar as tendências de consumo e uso, além de dados demográficos sobre geração de conteúdo.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil visualizar os resultados que a sua fapage anda tendo. É possível enxergar o que está dando certo e o que precisa ser mudado. O que anda sendo mais curtido e o que não. Basta somente fazer bom uso dessa ferramenta. Aqui daremos algumas dicas para que você consiga tirar o maior proveito possível do Facebook Insights.

Primeiramente, as verificações na ferramenta precisam ser periódicas. Os resultados só serão enxergados se houve uma periodicidade – uma vez ao mês, no mínimo. E não basta somente a coleta de informações, é preciso que haja uma comparação com períodos anteriores e retirar um desenvolvimento médio.

Na hora de analisar, é preciso entender que cada página possui a sua subjetividade. Por exemplo, um post que possui 100 likes em uma página de 100 mil seguidores é diferente de uma página de 100 mil.

Uma verdade que não dá para fugir: você precisará pagar para que a sua publicação alcance o seu público. O Facebook tem cada vez mais dado prioridade ao conteúdo pago.

No Facebook, uma fanpage que lota de publicações por dia é como se estivesse dando um tiro no próprio pé. Use o Facebook Insights e descubra qual o horário que o seu público costuma estar online e invista em fazer uma publicação simples e direta naquele determinado horário.