O sonho de qualquer empresa é garantir uma comunicação eficiente e tão cativante que seu público-alvo participe bastante. O engajamento é um dos objetivos mais buscados pelos profissionais e não existe fórmula para obtê-lo. É preciso muita análise de mercado, pesquisa de satisfação e um conhecimento aprofundado do cliente para entender seu comportamento, seus interesses e necessidades. Veja algumas dicas que vão ajudar a melhorar a forma de se comunicar da sua empresa, trazer os consumidores para mais perto de você e a ter fãs e seguidores mais participativos.

Faça seus clientes participarem da tomada de decisões. Promover pesquisas ou um método para que seu cliente vote naquilo que é melhor para ele é uma forma de engajá-lo. Principalmente nos casos de clientes rotineiros, a chance de melhorar pontos que ao ver deles é negativo ou otimizar ainda mais algo que já é bom vai ser melhor para ele. Um exemplo seria mudanças no cardápio, onde o usuário pode indicar novos pratos, bebidas, sobremesas e afins.

Invista em personalização. O conceito de Marketing 3.0 visa um nível de relacionamento tão próximo com o cliente que o foco seria uma personalização máxima da experiência entre empresa e cliente. Obter insights personalizados pode gerar um atendimento tão único que irá fazer o cliente se sentir mais especial. Imagine, por exemplo, um sistema de cardápio online customizado, onde quem gosta de churrasco poderia ver opções diferenciadas de pratos e kits, ou um vegetariano ver opções próprias para ele. Não seria incrível?

Promova as ideias do seu cliente. É comum em páginas de empresas que muitos clientes mostrem outras publicações válidas para a sua empresa ou peçam que você realize um conteúdo próprio dele. Se alinhado ao planejamento, isso pode ser realizado de forma simples e, dependendo da dimensão, ser feito apenas para aquele usuário ou mesmo para toda a sua base de fãs.

Desafie seu público. Utilizar curiosidades, questionários, charadas, quizzes e afins não só estimulam a curiosidade do seu cliente como também o motiva a participar. Uma vez participante, as chances dele compartilhar a publicação ou marcar amigos para “desvendar” aquele mistério são bem grandes.

Curtiram as dicas? Em breve traremos mais algumas para vocês! 😉